Ambiente

Município de Loulé associa-se ao projeto “Life Terra”

 
A assinatura de um protocolo com a Associação Natureza y Hombre – Portugal, no âmbito do Projeto “Life Terra”, será um dos pontos altos do programa comemorativo do Dia da Floresta Autóctone que o Município de Loulé promove na próxima terça-feira, 23 de novembro, durante a manhã.

Segundo explica a autarquia em nota emitida, “Life Terra” assenta na criação de uma rede de voluntários e de entidades com atividade no âmbito da promoção da floresta, cuja missão, «passa por restaurar e promover a ligação entre a sociedade e a natureza, facilitando a plantação de árvores e capacitando as comunidades com conhecimento, tecnologia e ferramentas para a ação climática no presente e no futuro».
 
Para o mesmo dia, está prevista uma ação de reflorestação, num terreno adjacente à Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão, no Barranco do Velho. 
 
Sobre esta matéria, o Município fala de várias iniciativas no concelho de Loulé que visam a promoção da reflorestação do território. Ao abrigo de um acordo celebrado com o ICNF em maio deste ano, o Município pretende plantar dezenas de milhares de árvores nos próximos 5 anos.
 
O Dia da Floresta Autóctone, que se assinala a 23 de novembro, foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantações de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa.