Economia

Município de Loulé homenageou 92 empresas do concelho com o estatuto PME Líder e PME Excelência

 
O Município de Loulé prestou uma homenagem pública às 92 empresas do concelho com o estatuto PME Líder e PME Excelência. O momento decorreu no dia 15 de maio, integrado na Semana do Município, e contou com a presença do secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio.

Dos setores da restauração à hotelaria, das atividades ligadas ao turismo à saúde, passando pelas oficinas, comércio a retalho, ambiente, tecnologia, distribuição alimentar, construção civil ou imobiliário, são 44 as PME Líder e 48 as PME Excelência. “São os principais motores de crescimento económico, pois geram receitas fiscais, impulsionam a inovação e promovem o desenvolvimento sustentável. São o principal agente para a criação de emprego, oferecendo oportunidades de trabalho para a população local”, destacou o autarca Vítor Aleixo.
 
 
A distinção Líder e Excelência é uma iniciativa do IAPMEI e do Turismo de Portugal a pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores, constituindo-se como “selos de notoriedade”. 
 
João Rodrigues, do IPAMEI, juntou-se à sessão para apresentar alguns dados sobre a esfera empresarial do concelho, que tem uma “atratividade especial”, refletida não só no número de empresas, mas também no que produzem.
 
Segundo destaca nota da autarquia de Loulé, das 76 mil empresas do Algarve, Loulé é entre os 16 municípios aquele onde estas estão concentradas em maior número - 13 mil. É também em Loulé que existem mais PMEs com o estatuto Líder e Excelência.
 
A prestação de serviços como jardinagem ou agências de viagens, o comércio, o alojamento e restauração, a construção civil e as atividades imobiliárias são os principais setores de atividades no concelho. 96% são microempresas, 3,3% pequenas empresas, sendo a restante percentagem de médias empresas e não PMEs (empresas com mais de 250 trabalhadores). Destas, são apenas 19 as sediadas no Algarve e 10 delas estão no concelho.
 
Para que no futuro a captação de mais investimento aconteça e de forma a acolher nas melhores condições novas empresas, o presidente da autarquia anunciou a intenção de ampliar as duas áreas empresarias do concelho – a de Loulé e a de Vilamoura -, no âmbito da revisão do PDM.
 
“Vamos apresentar essa proposta à CCDR e estamos a trabalhar para que estas áreas empresariais sejam alargadas para que mais empresas possam usufruir da localização excecional. É preciso que este capital tenha margem para crescer”, assegurou.
 
O autarca manifestou ainda a sua preocupação com a sustentabilidade do desenvolvimento na região. “Há um limiar a partir do qual mais pode ser menos. Se nos pautarmos apenas pela lógica do mercado e não ponderarmos outros valores. É preciso pensar também nos valores ambientais, na qualidade de vida, qualidade de urbanismo, da paisagem”, alertou.
 
Para tornar a economia algarvia e o seu tecido empresarial mais resiliente, o edil falou ainda da necessidade de responder aos problemas da habitação para que seja possível atrair mão-de-obra. No contexto do trabalho que está a ser realizado pelo Município, anunciou que “dentro de poucos dias” será lançada a obra de 193 fogos de habitação no regime de habitação a custos controlados.
 
A sessão contou também com uma intervenção do presidente da CCDR, José Apolinário, que apresentou o Programa Regional Algarve 2030 e as oportunidades que se abrem aos empresários da região.
 
Um dos momentos da sessão foi a homenagem da autarquia de Loulé a Vítor Neto, presidente do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, “pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, em prol da sustentabilidade das empresas e da região”.
 
 
Empresário, gestor, líder associativo, secretário de Estado entre 1997 e 2002, Vítor Neto partilhou este reconhecimento com “a família empresarial” e, na ocasião, falou da importância da atribuição PME Líder e de Excelência. “É uma espécie de bilhete de identidade que permite valorizar as nossas empresas junto das entidades financeiras, económicas”, disse.
 
Também o secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, enalteceu a importância desta distinção Líder e Excelência, laureada com os European Enterprise Promotion Awards atribuídos pela União Europeia, “reconhecendo o seu impacto e o seu mérito naquela que é a competitividade das empresas”. “As empresas que tiveram este reconhecimento conseguiram melhorar o acesso ao financiamento bancário e diminuíram também os seus custos”.
 
Em 2022, os resultados líquidos nas PME Líder do Algarve cresceram 183% e o volume de negócios aumentou 22,61%. “Uma economia com um tecido económico vibrante, variado, é uma economia mais resiliente, mais forte onde o efeito do crescimento terá tendência para ser mais duradouro”, enfatizou o responsável governamental.