Sociedade

Município de Monchique dá prioridade ao apoio social nesta fase de pandemia

Rui André - Presidente da Câmara Municipal de Monchique
Rui André - Presidente da Câmara Municipal de Monchique  
No âmbito da situação pandémica que o país está a atravessar, o Município de Monchique diz em comunicado que "tem vindo a desenvolver e a implementar um conjunto de medidas de apoio social orientadas para a população, com o cuidado de serem ajustadas às necessidades identificadas".

PUB
 
Num concelho que conta com um número considerável de pessoas idosas, o município criou uma série de serviços de apoio, desde logo, a operacionalização de um serviço de entrega de medicamentos e de bens alimentares, em estreita articulação com as farmácias e supermercados de referência para a população, agora em casa, permitindo assegurar, em segurança, as necessidades básicas da comunidade. Também a alimentação dos animais não foi descorada, pelo que já estão operacionalizadas todas as entregas.
 
O programa “Idoso Seguro” surge nessa perspetiva. A partir de uma colaboração entre o Município de Monchique e a Guarda Nacional Republicana, que identifica idosos residentes no concelho sem retaguarda familiar e isolados geograficamente, permite efetuar entregas de cabazes alimentares, ao mesmo tempo que é feita a sensibilização para a importância do isolamento social e das boas práticas para evitar o contágio por Convid-19.
 
Também as crianças referenciadas pelo Agrupamento de Escolas de Monchique, como pertencentes a famílias economicamente carenciadas, estão a beneficiar de um cabaz semanal de bens alimentares, como suporte para todo o agregado familiar. 
 
Segundo o Município têm sido entregues outros cabazes, a famílias em situação de grave carência económica, devidamente referenciados pelas Juntas de Freguesia do concelho, Serviço Local de Ação Social e Unidade de Cuidados Continuados - UCC Mons Cicus. No mesmo comunicado, a autarquia realça "o trabalho de proximidade" que tem sido desenvolvido com todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social com vista a referenciar e ajudar os trabalhadores e utentes de Lares, Apoio Domiciliário e Centro de Dia. 
 
A Câmara Municipal de Monchique diz estar atenta à situação, sinalizando municípes ou famílias que possam estar mais vulneráveis e a carecer de algum tipo de acompanhamento ou apoio nesta altura.