O Município de Monchique foi mais uma das entidades distinguidas com o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento” pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
A distinção pretende reconhecer as comunidades portuguesas cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.
Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, referiu que “a atribuição deste selo e deste reconhecimento do trabalho municipal, constitui um orgulho para toda a comunidade de Monchique, sobretudo porque evidencia um árduo trabalho em rede e com a colaboração de vários parceiros locais”.
Em comunicado, o Município recorda que foi dos primeiros do País, a criar um plano estratégico para o envelhecimento ativo, tendo a execução do seu “Plano Gerontológico” criado, desde 2012, com um conjunto de políticas sociais "que têm promovido um envelhecimento ativo e de qualidade no concelho".
A Ordem dos Psicólogos refere em nota enviada às comunidades distinguidas que ficou evidenciado, até pela situação pandémica que o país tem vivido, que apesar das dificuldades e dos problemas, estas entidades “trabalham de forma sistémica de modo a que o envelhecimento dos cidadãos seja feito com mais bem-estar e saúde”. Reforça ainda que esta iniciativa e este reconhecimento “é ainda mais premente nesta altura, uma vez que reforça a necessidade de se perspetivar as comunidades como contextos de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com o objetivo de construir uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos”.