Saúde

Município de Olhão assina protocolo com o ABC para elaboração da Estratégia Municipal de Saúde

 
Foi assinado esta manhã entre o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, e o presidente da Direção da Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (AD-ABC), Pedro Castelo Branco, o protocolo de colaboração para a elaboração da Estratégia Municipal de Saúde (EMS) de Olhão.

Segundo especifica a autarquia em nota enviada à imprensa, a EMS concretiza a transferência de competências no domínio da Saúde para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais, atribuindo às câmaras municipais o dever de elaborar este documento estratégico.
 
Para elaborar o “livro branco” da saúde municipal, a Câmara revela que a AD-ABC fará, num primeiro momento, a avaliação do perfil de saúde do município, levando em conta parâmetros como a caracterização da população, os indicadores de saúde, estilos de vida e cuidados de saúde primários, hospitalares, continuados, paliativos e outros à disposição da população, apoio social, economia do concelho, educação da população, acessibilidades e ambiente.
 
Com base nesta recolha de dados e na respetiva análise, serão definidas as prioridades para o concelho na área da Saúde. As conclusões deverão ser divulgadas em outubro, e o plano começa a ser aplicado em novembro.
 
António Miguel Pina assinalou que, no Município de Olhão, “estamos empenhados em contribuir, de forma efetiva e positiva, para a construção de um concelho mais saudável. É nosso objetivo aprofundar a democratização do acesso à saúde, que deve ser assumido como um dos mais importantes fatores de coesão e justiça social. Estou plenamente convicto de que a elaboração da Estratégia Municipal de Saúde constitui um passo decisivo nesse sentido”.