Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Município de Olhão assume parceria com a MOJU no projeto "SER Mental"

Imprimir Partilhar por email
21-11-2019 - 07:42
No dia em que se comemorou o 30º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança e o Dia Internacional dos Direitos da Criança, foi apresentado no auditório da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, o projeto "SER Mental", vocacionado para as crianças e adolescentes do concelho de Olhão, numa parceria da autarquia.
 
O SER Mental – Serviço Especializado em Rede para a Promoção da Saúde Mental na Infância e Adolescência é uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social, desenvolvida pela Associação Movimento Juvenil em Olhão (MOJU), com a qual se pretende criar um serviço comunitário de intervenção especializada com base no trabalho de parceria. "O seu principal objetivo é prevenir precocemente os fatores de risco e promover a proteção da saúde mental na infância e adolescência no concelho de Olhão", salienta nota do Município.
 
A iniciativa destina-se a jovens entre os 13 e os 21 anos, referenciados pelas entidades com competência em matéria de infância e juventude e identificados com problemas emocionais, sociais e de comportamento; famílias com pelo menos um filho (até aos 21 anos) que apresentem esses problemas, alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário, pessoal docente e não docente, técnicos e/ou outros profissionais da comunidade e sociedade civil em geral. Contempla atividades em quatro ações: SER Jovem, SER Família, SER Comunidade & Escola e SER Digital.
 
Elsa Parreira, vereadora da Câmara Municipal de Olhão com o pelouro da Saúde, que presidiu aos trabalhos referiu ser «urgente estarmos atentos ao bem-estar das crianças: Em Portugal, uma em cada cinco crianças vive em situação de pobreza. Parece-me que não avançámos assim tanto nos direitos das crianças nos últimos 30 anos», realçou. 
 
A vereadora e professora, deseja que este projeto traga «benefícios concretos às crianças e jovens olhanenses em breve», deixando a garantia que «o Município compromete-se a fazer a sua parte neste projeto e a incentivar os restantes intervenientes a darem o seu melhor, porque as nossas crianças e jovens merecem».
 
O SER Mental é co-financiado pelo Portugal Inovação Social, CRESC Algarve, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, contando com cinco investidores sociais: Câmara Municipal de Olhão e juntas de freguesia do concelho. Teve início recentemente e termina em agosto 2022. 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Faro:Mãe queria fugir com bebé mas sistema alertou serviços

Faro:Mãe queria fugir com bebé mas sistema alertou serviços

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cine-Teatro Louletano recebeu sessão comemorativa dos 635 anos das primeiras Atas de Vereação de Loulé

Cine-Teatro Louletano recebeu sessão comemorativa dos 635 anos das primeiras Atas de Vereação de Loulé

ver mais
 
Centro de Educação e Cultura de Quarteira vai ser uma referência nacional

Centro de Educação e Cultura de Quarteira vai ser uma referência nacional

ver mais
 
Projeto do novo Mercado de Quarteira «já inclui subida do nível do mar»

Projeto do novo Mercado de Quarteira «já inclui subida do nível do mar»

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio