Estimular a participação das crianças em atividades que promovam um estilo de vida mais saudável, contrariando os hábitos sedentários, é uma das intenções da autarquia. Esta é já a segunda fase de um processo que se iniciou durante o ano letivo passado.
Deste modo, o Município de Olhão informa que investiu, no início deste ano letivo, cerca de 25 mil euros em material de educação física, cujos destinatários foram os 113 grupos/turmas dos estabelecimentos de ensino Pré-Escolar e de 1º Ciclo do concelho.
A aquisição deste tipo de equipamento foi realizada para «ir ao encontro das necessidades de cada escola, tendo em consideração o material já existente, uniformizando-o», refere o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, para quem «esta é mais uma demonstração da importância que damos à educação e às crianças do nosso concelho.
O apetrechamento das escolas olhanenses teve ainda em conta as necessidades exigidas para a realização da prova de aferição de educação física do 2º ano.
A autarquia reforça que este investimento "surge igualmente no sentido de dar resposta às exigências atuais de uma escola inclusiva, para promover melhores aprendizagens para todos os alunos e operacionalizar o perfil de competências a desenvolver".
Com este propósito são também dinamizadas as aulas de educação física, realizadas semanalmente em regime de coadjuvação, entre os profissionais de desporto do Município de Olhão e as educadoras e professores titulares dos 113 grupos/turma do Pré-Escolar e 1º Ciclo de todo o concelho.