Sociedade

Município de Olhão passa a pagar 50% da mensalidade da creche a cerca de 260 famílias

 
 
Cerca de 260 famílias com filhos a frequentar as creches do concelho vão ver o seu orçamento reforçado. A autarquia de Olhão, irá comparticipar em 50% a mensalidade da creche.

A medida, que foi formalizada esta manhã entre a Câmara Municipal e as instituições do setor, um total de onze em todo o concelho, vai representar um investimento municipal a rondar os 300 mil euros por ano, conforme adiantou o presidente da autarquia.
 
António Miguel Pina estima que cada uma das quase 260 famílias abrangidas vá deixar de gastar, em média, 1.300 euros anualmente para suportar a creche dos filhos.
 
“A educação, como a saúde, deverá ser universal e gratuita. Este executivo, tinha prometido durante a campanha eleitoral reforçar o apoio nesta valência, tendo cumprindo com a assinatura deste protocolo. Este esforço que fazemos, é efetivo e irá repor os rendimentos das famílias olhaneneses, sobretudo neste fase crise como a que vivemos”, concluiu o autarca.
 
De acordo com o Município, o apoio irá prolongar-se por dois anos, findos os quais todas as crianças serão abrangidas pela gratuitidade disponibilizada pelo Governo.
 
A medida vai chegar a quase metade das famílias olhanenses com crianças a frequentarem estes estabelecimentos, uma vez que ficam, à partida, excluídas as abrangidas pelos 1.º e 2.º escalões de rendimentos, cuja frequência já é, na totalidade financiada pela Segurança Social.