Cultura

Município de Portimão apresentou programação para todo o ano. Dos grandes eventos à programação mensal

Portimão marcou mais uma vez presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, tendo apresentado o programa de eventos para 2023, sob o mote “Faça Check-In @Portimão”.

PUB
Entre as muitas propostas apresentadas, o Município apresentou três grandes eventos que ganham especial relevância. O primeiro decorre já este mês, entre 24 e 26 de março, quando o Autódromo Internacional do Algarve receber o Grande Prémio de Portugal MotoGP 2023.
 
Segue-se o Afronation (28 a 30 de junho) e o Rolling Loud (5 a 7 de julho), de volta à Praia da Rocha. Dois dos maiores festivais de música à escala global, ao passo que um novo evento  ambiciona reinventar a experiência dos videojogos em Portugal, decorrendo no Portimão Arena entre 29 de setembro e 1 de outubro, sob a designação “MEO XL Games World”.
 
Para a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, está “comprovadíssima a nossa vocação para atrairmos o turismo de famílias, o que significa que consolidamos uma oferta diversificada e para todos, cultural, desportiva e de natureza”. Segundo a autarca, “isto significa que sabemos acolher e estamos preparados para realizar grandes eventos, para os quais estão todos desde já convidados, nomeadamente para o ex-libris que é o Festival da Sardinha, entre tantas outras propostas”.
 
Paulo Pinheiro, CEO do AIA – Autódromo Internacional do Algarve, referiu que “o Campeonato do Mundo de MotoGP é atualmente a segunda maior competição do desporto motorizado e o maior gerador de visibilidade para o Algarve e para Portugal. Este ano teremos a maior corrida de sempre no AIA e há a expetativa que se bata o recorde nacional no número de espetadores num só evento desportivo, estimando-se que nesse fim de semana passem 250 mil pessoas pelo circuito”.
 
Presente na cerimónia, o piloto Miguel Oliveira considerou o AIA “uma das infraestruturas mais incríveis para andar de moto e de carro, onde já tive o privilégio de ganhar uma prova do MotoGP no ano de estreia: é, por isso, uma grande honra enquanto português poder usufruir deste circuito tão bom, dando emoções à região e ao país, e convido todos a juntarem-se à festa de 24 a 26 deste mês, quando o Mundial arrancar pela primeira vez em Portugal”.
 
Já o diretor executivo dos festivais de música Afronation e Rolling Loud, Tiago Castelo Branco, abordou o “enorme impacto” de ambos em 2022. Ao começar pelo Afronation, disse ser “o primeiro evento do género nascido em Portugal, mais concretamente em Portimão, e que ultrapassou fronteiras gigantes, realizando-se este ano igualmente em Miami, San Juan e Accra”.
 
“Em 2022 tivemos aqui 40 mil pessoas e mais de cem jornalistas acreditados, com um impacto económico direto na ordem dos 144 milhões de euros. Quanto ao Rolling Loud, o maior festival de hip-hop do mundo, nasceu nos EUA e a primeira vez que veio à Europa fê-lo precisamente o ano passado, em Portimão, atraindo 55 mil pessoas e mais de 150 jornalistas, de que resultou um impacto direto na economia local de 99 milhões de euros”, sublinhou o responsável, antes de recordar “a enormíssima projeção mediática que a presença da Rihanna em Portimão teve à escala mundial”.
 
“Para nós, organização, Portimão é sem dúvida o maior destino de festivais da Europa, fruto do arrojo e da vontade de quem apostou neste projeto, com realce para a Câmara Municipal de Portimão, e desejamos continuar por cá, apesar de outros convites, porque não esquecemos quem nos acolheu tão bem”, concluiu Tiago Castelo Branco.
 
Por fim, o diretor geral da E2Tech, Pedro Silveira, referiu que o “MEO XL Games World” se centrará no “entretenimento preferencial das novas gerações, que tem na sua base as grandes novidades dos videojogos e os principais lançamentos da Nintendo, PlayStation ou Xbox, os quais poderão ser experimentados em primeira mão”.
 
Também marcarão presença no evento os maiores influenciadores da área e grandes competições, sem esquecer os retro games, com máquinas árcade, pinballs e o historial desta atividade lúdica, desde o primórdio dos spectrum até à última geração de consola, não faltando os jogos independentes, o merchandising e ações de formação e pedagogia.
 
Apesar destes grandes eventos, a Câmara de Portimão deu a conhecer vários destaques mensais, a começar pelo Março Jovem, que propõe um vasto programa de atividades, a que acresce o Grande Prémio de Portugal MotoGP 2023 (24 a 26) e a passagem por Portimão do 7º Festival de Piano do Algarve, já a partir do dia 25, enquanto as propostas de abril incluem o programa de Páscoa,  (1 a 9), a Liga Pro Skate Portimão (14 a 16) e o início das comemorações oficiais dos 50 anos da Revolução dos Cravos, que se estenderão por todo o ano.
 
Entre 30 de abril e 7 de maio, o Portimão Arena volta a receber o Torneio Internacional de Portimão de Ginástica Rítmica e Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, num mês que inclui a recriação histórica Um Dia na Pré-História, a decorrer no dia 13 de maio no Centro Interpretativo dos Monumentos Megalíticos de Alcalar, a que segue a Algarsafe’23 – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão (de 18 a 20).
 
Junho arranca com a abertura da época balnear e com as Marchas e Santos Populares, 2 e 30, antecipando mais uma edição do Afronation (28 a 30 de junho na Praia da Rocha), com grandes cabeças-de-cartaz, como o cantor nigeriano Burna Boy, a estrela de hip-hop norte-americano 50 Cent e o rapper francês Booba, entre muitos outros.
 
Quanto a julho, há sugestões para todos os gostos, do Rolling Loud (5 a 7 na Praia da Rocha), onde atuarão Travis Scott, Playboi Carti e Meek Mill, entre outros, passando pelo Lota Cool Market (5 a 9 de julho na zona Ribeirinha de Portimão, com artesanato, food trucks, DJ'39;s, concertos e animação para toda a família, até à World Press Photo (27 de julho a 15 de agosto na antiga Lota), a maior exposição de fotojornalismo do mundo, que dará a conhecer os vencedores da edição de 2023.
 
Entre 1 e 6 de agosto, acontece mais uma edição do Festival da Sardinha na zona ribeirinha de Portimão, com um cartaz que promete, (dia 1 – Carlão; dia 2 – Áurea; dia 3 – André Sardet; dia 4 – Virgul; dia 5 – Cuca Roseta; dia 6 – Tony Carreira) numa festa de cariz popular que marca o Verão algarvio. Ainda no primeiro dia do mais popular evento gastronómico da região vai ter lugar a já tradicional descarga da sardinha.
 
Entre 2 de agosto e 10 de setembro, o TEMPO - Teatro Municipal de Portimão será palco do espetáculo “Cinderela, O Musical dos Seus Sonhos” produzido por Filipe La Féria, merecendo igualmente uma menção o Festival Mar Me Quer (10 a 12 de agosto na zona ribeirinha de Portimão), com artistas de nomeada, e a International Masters Futsal (22 a 27 de agosto no Portimão Arena), juntando os principais da modalidade.
 
Para setembro, as propostas passam pelo desfiles, concertos, oficinas e masterclasses do festival Dias da Percussão (15 a 17), pelas Jornadas do Património “A Cultura sai à Rua” (dia 23 na Mexilhoeira Grande), pelo Mundial de Superbikes (29 de setembro a 1 de outubro no Autódromo Internacional do Algarve) e pela Grande Corrida de Rolamentos da Mexilhoeira Grande (30 de setembro a 1 de outubro), enquanto outubro será pautado pelo Campeonato do Mundo de Vela Adaptada – Classe HANSA (14 a 21 na Marina de Portimão), pela competição ELMS- Le Mans Series (20 a 22 no Autódromo Internacional do Algarve), pelo FunDay Halloween (28 a 29 no Portimão Arena), pelo MEO XL Games World (28 de setembro a 1 de outubro também no Portimão Arena) e pela 25ª Subida Internacional de Canoagem do Rio Arade (dia 29).
 
Em novembro, haverá a Feira de São Martinho (3 a 12 no Parque de Feiras e Exposições de Portimão); 8º Festival Internacional de Piano do Algarve (dia 11 no TEMPO); Falas Estranhês?” - Peça de Teatro Infantil (dia 26 no TEMPO).
 
Por fim, no último mês do ano, a programação dará destaque a Um Sonho de Natal (1 de dezembro a 6 de janeiro de 2024), com dias de fantasia para toda a família, espetáculo para os mais pequenos “Panda e os Caricas” (dia 2 no Portimão Arena), a final da competição nacional “Portugal a Dançar” (dia 10 no Portimão Arena), o início das comemorações oficiais do primeiro centenário de elevação de Portimão à categoria de cidade, que se prolongam até 11 de dezembro de 2024 e a festa do Ano Novo (29, 30 e 31 de dezembro em Portimão, Alvor e Praia da Rocha), com música e fogo de artifício.