Ambiente

Município de Portimão preparou mega programa que assinala a "Semana Europeia da Mobilidade"

Foto|CM Portimão
Foto|CM Portimão  
O Município de Portimão inicia a 17 de setembro, um programa de atividades no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, sob o lema “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”, que visa sensibilizar a população a andar a pé e a pensar na escolha do meio de transporte mais sustentável como forma de cuidar da sua saúde e a dos outros.

Em nota emitida ao Algarve Primeiro, a autarquia desvenda que o primeiro convite é para participar num percurso histórico-cultural noturno, "passeio a pé pelas paisagens urbanas de Portimão", guiado pelas técnicas da Casa Manuel Teixeira Gomes e com partida junto ao Coreto de Portimão.
 
O percurso está sujeito a inscrição prévia e limitada, através do telefone 282 480492 ou na Casa Manuel Teixeira Gomes.
 
Para o dia 18 de setembro, pelas 17h00, com ponto de encontro na antiga lota de Alvor, está prevista uma visita à Estação Salva-vidas, um projeto que leva ao conhecimento dos visitantes o processo de intervenção do núcleo museológico dedicado à história deste equipamento e à tradição piscatória da localidade.
 
Os dias 18 e 19 foram ainda reservados para passeios pagos em barco solar (7,5€ por adulto, as crianças até aos 10 anos pagam metade deste valor), numa ação intitulada “Pelas margens da História do Arade”, que será guiada pela equipa da Algarve Sun Boat.
 
O local de embarque será o cais do Clube Naval de Portimão e os passeios começam às 10h00, 11h30, 15h00 e 16h30, tendo a embarcação uma capacidade para oito pessoas. As reservas, limitadas aos lugares disponíveis, devem ser efetuadas para o telemóvel 919 919 450 ou para o email: info@algarvesunboat.com. Os bilhetes para estes passeios permitirão entrada gratuita no Museu de Portimão, durante o mês de setembro. 
 
Também no dia 19, o Munícipio preparou uma nova visita às “Paisagens Urbanas”, desta vez durante o dia, através de um percurso histórico-cultural à descoberta do património, com ponto de encontro às 15h30 no Largo da Câmara (Palácio Bivar), e posterior passeio até ao jardim 1º de Dezembro, Palacete Sárrea Garfias, Colégio e Igreja dos Jesuítas e Adro da Igreja Matriz. A inscrição é obrigatória através do telefone 282 480 492 e o número de participantes é limitado a 12 pessoas.
 
O Câmara de Portimão associa-se igualmente, às atividades da Semana da Bicicleta, organizada pela Associação Trail Runners e, nos dias 18 e 19, junta-se aos prólogos e provas Maratona e Meia Maratona de BTT “Portimão Bike Challenge” e à exposição de equipamentos e acessórios para bicicleta
 
Já nos dias 21 e 22 de setembro, pelas 15h00, no auditório do Portimão Arena, terão início workshops em torno da mobilidade sustentável e saudável com a apresentação de ideias e propostas para uma melhor e mais saudável mobilidade. Os oradores são figuras reconhecidas da área do urbanismo e planeamento, saúde e desporto, destacando-se Pedro Ribeiro da Silva (urbanista e planeador do território), Paula Teles (diretora da MPT – Mobilidade e Planeamento do Território, Lda.) e Joana Cruz (nutricionista). Os trabalhos estão planeados para ocorrer presencialmente, mas contemplam também a transmissão online no Facebook do município de Portimão.
 
Também no dia 21, a sugestão é para um passeio “Ao sabor da maré”, num percurso ao entardecer pela freguesia de Alvor, com encontro marcado junto ao Complexo Desportivo de Alvor, pelas 18h30, após a obrigatória inscrição através do email:filipe.jorge@cm-portimao.pt
 
No dia 22, a proposta é “Caminhar à beira-mar”, com ponto de partida às 18h30, junto ao Clube Naval e inscrição prévia obrigatória para o email secretaria.gimnosdesportivo@cm-portimao.pt
 
Como forma de incentivar o uso do transporte público, o Vai e Vem - Circuito Urbano de Portimão será também gratuito nos dias 18 e 19 de setembro. 
 
Ainda no âmbito deste programa, o Município assinala o Dia Europeu Sem Carros em Alvor, com o trânsito automóvel interditado a 19 de setembro, entre as 11h00 e as 19h00 nas seguintes artérias: Rua Vasco da Gama; R. Pedro Alvares Cabral; Rua Dr.Frederico Ramos Mendes; Rua D. João II; Rua do Castelo; Rua Padre Mendes; Rua Dr. Afonso Costa; Rua 1º de Dezembro; Rua dos Pescadores; Rua de São João; e Rua Maria Teresa J. Duarte Dionísio.
 
Os residentes poderão sair com as suas viaturas, no entanto o regresso apenas será permitido a partir das 19h00, com exceção das pessoas com mobilidade reduzida, transportes públicos e alternativos e veículos de socorro.  
 
Nesse dia, os carros darão lugar à circulação de pessoas nas ruas do centro de Alvor, possibilitando espaço para a música, animação desportiva, havendo demonstração de artes e ofícios, e jogos tradicionais para os mais novos. "O aguadeiro estará de volta às típicas artérias de Alvor, na companhia do seu burro, a distribuir água fresca a quem por lá passar, cruzando-se com o comboio turístico, que nesta data tem bilhetes especiais a 1 euro", adianta o documento.
 
A juntar ao tradicional Mercadinho da Ria, serão disponibilizadas bicicletas grátis para circular pelas ruas de Alvor, para além da presença de trotinetes. Estará de igual modo em funcionamento o “Tula Labs”, uma startup de Portimão, que disponibiliza diversos veículos elétricos, para uma experiência imperdível.
 
Quem desejar explorar a Ria de Alvor terá à disposição pranchas de paddle, canoas e “gaivotas” gratuitamente disponíveis, durante a manhã, no Clube Naval D. João II.