Sociedade

Município de Portimão promove ciclo de webinars com “Dicas para Pais”

Foto|CM Portimão
Foto|CM Portimão  
O Município de Portimão informou que vai promover no decurso deste ano letivo, através da sua área da Educação, um ciclo de webinars sobre “Dicas para Pais”, no sentido de proporcionar aos responsáveis pelas crianças e jovens uma oportunidade de partilha de conhecimentos para reflexão, em torno de várias temáticas do desenvolvimento dos alunos.

As primeiras ações, terão lugar nos dias 30 de novembro, 7 e 13 de dezembro, sempre às 17H00, abordando temas como a alimentação, a linguagem e a importância da autonomia.
 
No próximo dia 30 de novembro, a webinar incide no tema “A linguagem no desenvolvimento infantil”, esclarecendo os pais e encarregados de educação de crianças do pré-escolar sobre perturbações da linguagem e as etapas do desenvolvimento linguístico, sem esquecer os sinais de alerta na primeira infância e o papel da família, temas focados pelas especialistas Ana Alberto, Sara Teixeira e Patrícia Barros.
 
Ana Alberto é licenciada em Terapia da Fala desde 2004, tem Pós-graduação e Aperfeiçoamento do Desenvolvimento Infantil desde 2009 e Mestrado em Desenvolvimento Sensorial e Cognitivo desde 2010, exerce funções desde 2004 e possui vasta experiência em Agrupamentos de Escolas desde 2006.
 
Quanto a Sara Teixeira, é licenciada em Terapia da Fala desde 2012, possui o Curso de Língua Gestual Portuguesa – Nível de Iniciação desde 2011 e uma Pós-graduação em Perturbações da Linguagem na Infância desde 2013. Exerce funções como terapeuta da fala desde 2013 e tem experiência profissional em diversos contextos de atuação, nomeadamente, em Medicina Física e Reabilitação, no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância – SNIPI e, atualmente, em Agrupamentos de Escolas.
 
Licenciada em Terapia da Fala desde 2016, Patrícia Barros é licenciada em Reabilitação Psicomotora e tem experiência em intervir na área das perturbações do neurodesenvolvimento desde 2008.
 
O webinar agendado para 7 de dezembro, sob o título “Açúcar, não obrigado!”, visa sensibilizar para a redução de açúcar na alimentação e apresentar de dicas para a elaboração de lanches saudáveis, destinando-se a pais e encarregados de educação de alunos do 1º ciclo.
 
A abordagem será feita pela nutricionista Débora Ganda, licenciada em Nutrição pela Universidade do Algarve no ano de 2019 e com estágio curricular feito na Câmara Municipal de Albufeira e estágio de acesso à Ordem dos Nutricionistas no Imortal Desportivo Clube.
 
A terminar o ciclo deste ano, o webinar de 13 de dezembro terá como tema “Crescer seguro – Superproteção ou autonomia” e convida os pais e encarregados de educação de alunos do 1º ciclo a refletirem sobre a importância da autonomia no processo de desenvolvimento da criança.
 
A ação estará a cargo de Marina Carvalho, licenciada em Psicologia Clínica e mestre em Psicologia da Saúde pelo ISPA, sendo também doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho.
 
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapias, é psicoterapeuta e supervisora certificada em Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas pela APTC, sendo igualmente assistente principal de Saúde no Centro Hospitalar Universitário do Algarve e diretora do Departamento de Psicologia e Educação Física do ISMAT, onde é professora associada.
 
Investigadora integrada do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Marina Carvalho integra a equipa portuguesa do Health Behaviour in School Age Children (OMS), contando com cerca de 80 trabalhos publicados, oito prémios e três reconhecimentos.
 
O ciclo “Dicas para Pais” prossegue em 2023, estando previstas mais sessões para o 2º e 3º períodos letivos, a realizar em datas a anunciar, nas quais serão focados os temas “Ser Adolescente – desafios da parentalidade”, “Para melhor escolher – o papel dos pais no processo de tomada de decisão” e “Redes sociais – impacto nos jovens”.
 
Todos os webinars são de participação gratuita mas de inscrição obrigatória até à véspera de cada sessão, a qual deve ser feita através deste link.