Economia

Município de Portimão usa tecnologia inovadora na gestão dos resíduos urbanos

 
O Município de Portimão está a levar a cabo um projeto piloto, que numa primeira fase se traduz na sensorização dos sistemas de gestão de resíduos urbanos, gestão hídrica e estacionamento, indo ao encontro da estratégia e orientações relacionadas com o conceito de ‘Smart City’, ou ‘Cidade Inteligente’.

 
Em comunicado, a autarquia explica que o projeto tem como objetivo a validação da tecnologia LoraWAN – Long Range Wide Area Network, permitindo a ligação de sensores à rede do Município, bem como a gestão eficiente de baterias para grande duração e propagação de sinal, recorrendo à modulação Long Range (LoRa). Trata-se de uma tecnologia inovadora, que o Município assinala estar "em crescimento exponencial no mercado, devido à sua facilidade de implementação e gestão, a que se alia a respetiva autonomia e durabilidade".
 
Em parceria com a empresa municipal EMARP, vão ser aplicados sensores nos contentores e na frota de recolha de resíduos, "potencializando a criação de rotas dinâmicas com base na capacidade do contentor", reduzindo custos, nomeadamente relacionados com o desgaste de veículos e os consumos de combustível, tendo sido instalada uma antena no topo do edifício dos Paços do Concelho.
 
O Município de Portimão sublinha que quer apostar em soluções inovadoras "que melhorem a qualidade de vida de quem reside, visita ou trabalha no concelho", assumindo a sua responsabilidade social e ambiental.
 
Ao nível de investimento, está previsto que a implementação de uma solução que se enquadre nestes objetivos possa ser estruturada em três fases, a saber: criação da infraestrutura de rede de comunicações, garantindo a cobertura total do concelho; instalação de sensores para os diferentes verticais; e implementação de uma plataforma transversal aos diferentes verticais, para uma visão holística de todas as áreas e correlação de dados.