Desporto

Município de São Brás de Alportel atribui voto de louvor a Fábio Reis, Campeão Nacional de Ténis Adaptado

 
Na visita inaugural ao Circuito Acessível do Complexo Municipal de Ténis, o Município de São Brás de Alportel entregou esta terça-feira, um voto de louvor ao padrinho deste projeto, Fábio Reis, primeiro e único atleta de ténis adaptado do Algarve que se sagrou Campeão Nacional de Ténis em cadeiras de Rodas e Vice-campeão em pares em 2021.

O atleta ocupa atualmente a posição 164 do Ranking Internacional e ambiciona representar Portugal nos Paralímpicos de 2024.
 
O Município escreve em nota de imprensa que Fábio Reis, natural de Santa Maria da Feira e «são-brasense de coração», sentiu desde cedo o amor pelo desporto, tendo sido treinador de futebol de uma equipa de juvenis na Suíça.
 
Aos 33 anos, é o primeiro e único atleta de ténis adaptado do Algarve e uma referência nacional e internacional da modalidade. Um acidente de trabalho na Suíça, em 2014, provocou-lhe graves lesões e tornou necessária a amputação do membro inferior esquerdo. Foi durante o processo de reabilitação que o seu fisioterapeuta Olivier Broglin o desafiou a jogar ténis, momento determinante na sua vida «pois despertou a sua paixão pelo ténis adaptado, ao qual se tem dedicado com muita motivação e empenho», realça a autarquia. 
 
 
Em 2019 iniciou-se na modalidade de Ténis Adaptado e em apenas três anos, já é uma referência no país e além-fronteiras, num caso sério de sucesso, contando já com um bom palmarés:Em 2020, sagrou-se campeão nacional de pares masculinos em ténis de cadeira de rodas e alcançou o seu lugar no ranking internacional. Em 2021, sagrou-se novamente Campeão nacional de ténis em cadeira de rodas e Vice-campeão em pares.
 
Ocupa a posição 164 no Ranking internacional. Em 2021, participou no apuramento mundial de ténis de cadeira de rodas "BNP Paribas World Team Cup" que se realizou em maio no Vilamoura Tennis & Academy, representando a seleção portuguesa. 
Somam-me diversas participações em iniciativas no país e no estrangeiro.
 
Fábio fixou como objetivo a alcançar a longo prazo ser o primeiro jogador de ténis adaptado a representar Portugal para participar nos Paralímpicos que se realizam em Paris em 2024. Partilha o seu tempo e conhecimento com o Clube de Ténis e Padel de São Brás de Alportel, tendo por isso sido convidado pelo município a apadrinhar o Circuito Acessível do Complexo Municipal de Ténis recentemente concluído.
 
O seu exemplo mereceu o reconhecimento do Município de São Brás de Alportel, com a atribuição de um Prémio Juventude Município, além da atribuição de um voto de louvor ao atleta.