Sociedade

Município de São Brás de Alportel defende atribuição do nome de Gago Coutinho ao Aeroporto Internacional de Faro

Decorridos 151 anos após o seu nascimento (a 17 de fevereiro de 1869), justamente no dia em que se assinala a passagem de 61 anos sobre a sua morte, a 18 de fevereiro de 1959, o Município de São Brás de Alportel recorda o Almirante Gago Coutinho, "personalidade maior da História de Portugal no Mundo", defendendo a atribuição do seu nome ao Aeroporto Internacional de Faro.

PUB
 
A defesa da atribuição do nome do Almirante tem sido uma luta assumida pelo Município de São Brás de Alportel, onde recentemente foi instalada uma réplica artística, da autoria de Carlos Correia de Oliveira, do hidroavião "Santa Cruz", a bordo do qual Gago Coutinho e Sacadura Cabral alcançaram o Brasil em 1922, na 1.ª viagem área sobre o Atlântico Sul, que haveria de mudar a História da aviação para sempre, celebrado em São Brás de Alportel naquele ano com a atribuição do nome dos aviadores a duas artérias da vila.
 
Após a tomada de posição assumida pela Câmara Municipal, em voto unânime, mais recentemente, a Assembleia Municipal de São Brás de Alportel aprovou também, por unanimidade, uma moção na defesa da atribuição do nome do Almirante Gago Coutinho ao Aeroporto Internacional de Faro.
 
A Assembleia Municipal são-brasense associa-se assim às diligências que o Município tem desenvolvido, tendo exortado o Governo para que preste a "justa e merecida" homenagem ao Almirante Gago Coutinho, e atribua o seu nome de patrono ao Aeroporto de Faro.
 
A moção foi dirigida ao Primeiro- Ministro, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação e ao Diretor do Aeroporto Internacional de Faro.