Cultura

Município de São Brás de Alportel emite voto de pesar pelo falecimento de Graça Lobo

 
Numa nota emitida à comunicação social, a autarquia fala de "uma referência regional e nacional na promoção da cultura, em especial do cinema", que foi a primeira coordenadora do Plano Nacional de Cinema e grande impulsionadora da sétima arte junto dos mais jovens.

Natural de Lisboa em 1956, mas a viver desde jovem em Faro, Maria da Graça Silva Lobo formou-se em História, com especialidade de mestrado em Gestão Cultural, centrado na formação de públicos para o cinema, área a que dedicou a sua vida profissional e académica.
 
Cineclubista desde 1980, Graça Lobo foi vice-presidente do Cineclube de Faro (CCF), de 1996 a 2008, e membro da Comissão de Formação do CCF, entre 2015 e 2018, tendo desempenhado as funções de vice-presidente da Assembleia Geral deste cineclube que era uma das suas paixões.
 
O seu vasto percurso profissional contempla também a carreira de docente convidada pela Universidade do Algarve, onde lecionou disciplinas de Cinema, tendo ainda realizado e promovido dezenas de ações de formação em Literacia Fílmica, por todo o país, bem como feito conferências e palestras, no país e no estrangeiro, além de ter integrado diversos júris de cinema, entre 1994 e 2001.
 
Em 1997/1998 foi coautora e coordenadora do Programa JCE – Juventude/Cinema/Escola, desenvolvido sob a alçada da Direção Regional da Educação do Algarve, projeto que perdura até aos dias de hoje em muitas escolas da região.
 
A nível nacional, Graça Lobo integrou, desde início, o Projeto Piloto do Plano Nacional de Cinema, dinamizado pelas áreas governativas da cultura e da educação, destinado à promoção da literacia para o cinema junto do público escolar e prosseguiu como a primeira coordenadora do grupo de Projeto para o Plano Nacional de Cinema, enquanto representante do Ministério da Educação e da Ciência.
 
O falecimento da Cineclubista e professora Graça Lobo, aos 66 anos, constitui para o Município de São Brás de Alportel, "uma verdadeira perda para a região e para o país, embora fique um nobre exemplo de cidadania, dedicação à causa pública, cujo legado cultural permanece junto dos jovens em diferentes projetos de cinema e que serão certamente sementes de inspiração para as futuras gerações".
 
O município deliberou, por unanimidade, em reunião de 6 de janeiro, emitir voto de pesar, como forma de homenagear Graça Lobo e endereçar sentidas condolências à família e amigos.