O Município de São Brás de Alportel entregou na passada terça-feira, dia 4 de fevereiro, um voto de louvor à Sociedade Recreativa Bordeirense, que este ano celebrou 100 anos de Charolas.
Segundo salienta nota do Município, e reconhecendo o "meritório trabalho desenvolvido há largas décadas" pela Sociedade Recreativa Bordeirense, parceira do município em diversas iniciativas culturais, e muito em particular pelo "relevante empenho" na preservação da significativa tradição das Charolas, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, a atribuição de um voto de louvor à Sociedade Recreativa Bordeirense, pelo Centenário das Charolas de Bordeira, (localizada na freguesia de Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro).
Fundada em 1936, a Sociedade Recreativa Bordeirense, teve na sua génese a tradição das charolas, em particular nas charolas "Mocidade União (criada em 1918) e "União Bordeirense" (criada em 1919). Composta por elementos das mais diversas idades, a Sociedade organiza récitas e peças de teatro, marchas, grupos e encontros de charolas, entre outras iniciativas que mantêm viva a sua atividade. No âmbito da celebração deste centenário dedicado às tradições populares de louvor ao Deus Menino, a Sociedade contou com a participação de seis grupos de charolas locais para juntos tocarem a marcha do centenário, criada especialmente para esta efeméride, seguindo-se um programa de atividades, com especial ênfase no Dia de Reis, com forte relevo cultural.