Desporto

Município de São Brás de Alportel entregou louvor a André Afonso Dias pela dedicação à modalidade de trampolins

 
O executivo municipal são-brasense entregou um voto de louvor ao jovem André Afonso Dias que no culminar da sua dedicação à modalidade de trampolins, representou a seleção portuguesa no 36.º Campeonato do Mundo de Trampolins, tendo alcançado o segundo lugar por equipas e o sétimo lugar individual na modalidade de duplo minitrampolim.

Segundo avança nota do município, este jovem atleta de São Brás de Alportel, agora com 19 anos, frequenta o primeiro ano do curso de Ciências do Desporto da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa.
 
Iniciou-se na ginástica de trampolins aos oito anos no Ginástica Clube de Loulé. Passou pelo Gimnofaro Ginásio Clube e pelo Clube Educativo e Desportivo de Faro.
 
Atualmente, é ginasta da Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé (APGL), na especialidade de Duplo Minitrampolim (DMT).
 
Com um palmarés de registo, André Afonso Dias sagrou-se Campeão Nacional de Iniciados em 2014 de Minitrampolim, Campeão Nacional Juvenis de 1ª Divisão em 2016 de Trampolim Sincronizado, Campeão Nacional de Juniores em 2018 de Trampolim Sincronizado, Campeão Nacional Sénior de 1ª Divisão em 2021 de Duplo Minitrampolim., 4º lugar na Taça do Mundo de Coimbra 2022, representando a Seleção Nacional, em Duplo Minitrampolim e um 1º lugar na Loulé Cup 2022 em Duplo Minitrampolim.
 
A nível internacional, paralelamente, participou entre 2014 e 2019 em cinco campeonatos mundiais, nas modalidades de Trampolim Individual, Trampolim Sincronizado e Duplo Minitrampolim, desde os Estados Unidos da América ao Japão, e mesmo à Rússia, onde se classificou em 5º. Lugar em Trampolim Sincronizado, em 2018.
 
A mais recente conquista foi no 36º Campeonato do Mundo de Trampolins 2022, que decorreu em Sófia, na Bulgária, em representação da Seleção Nacional, com o 2º Lugar por equipas e o 7º lugar individual, ambos no Duplo Minitrampolim.