Sociedade

Município de São Brás de Alportel entregou voto de louvor a Campeão Nacional Dressage – nível C

 
Manuel da Costa Alves sagrou-se Campeão Regional Dressage – nível C, conquista que motivou o executivo municipal de São Brás de Alportel a aprovar, por unanimidade a atribuição de um voto de louvor, entregue no passado dia 15 de outubro, no Espaço Memória dos Paços do Concelho.

 
Em nota de imprensa a autarquia diz que Manuel Alves, além de «conceituado cabeleireiro, tem nos cavalos a paixão de uma vida, sendo há largos anos um distinto “embaixador” do concelho no mundo equestre». 
 
O cavaleiro são-brasense foi o vencedor da Prova de Equitação de Trabalho – Zona Centro, modalidade de debutantes, com o cavalo Famoso II, numa competição disputada em Leiria em maio, que integrou o Campeonato Regional do Centro de Equitação de Trabalho.
 
Trata-se de uma modalidade equestre baseada na equitação tradicional de cada país, mantendo e conservando as suas diferentes tradições, nomeadamente no uso do traje e arreios, e em que o cavaleiro utiliza apenas uma mão na condução da sua montada. 
 
A competição é dividida em três provas específicas, nomeadamente: trabalho, maneabilidade e velocidade. Provas que permitem testar o trabalho do treinado através da perícia e capacidade técnica do cavalo.
 
Na mesma época, Manuel Costa Alves venceu ainda a prova de Equitação Portuguesa B, integrada no Festival Internacional do Cavalo Lusitano, realizado em junho, em Cascais.
 
Mais recentemente, em julho, e após um percurso de êxito nas provas do Campeonato Regional do Algarve, o cavaleiro subiu ao 1.º lugar do pódio ao conquistar o título de Campeão Nacional de Dressage, em nível C.
 
O voto de louvor municipal reconhece assim «a dedicação, o trabalho, o mérito do atleta e os resultados obtidos que dignificam a prática e a competição equestre».