Desporto

Município de São Brás de Alportel entregou voto de louvor e mérito desportivo a Celso Brito

 
O Município de São Brás de Alportel entregou, um voto de louvor e de reconhecimento pelo mérito desportivo ao atleta são-brasense Celso Brito.

Segundo explica nota da autarquia, aos 39 anos, Celso Brito "é um atleta de referência na região e no país", dirigente associativo e preside à direção da Associação Cultural Sambrasense.
 
A sua carreira de atleta iniciou-se ludicamente, em 2008. Desde então, "alcançou resultados cada vez mais animadores e fundamentais para alimentar a sua garra de desportista", realça o Município, reconhecendo que, pelas "suas qualidades físicas, um bom domínio para a consistência e a ausência de grandes lesões, marcam a diferença e levam-nos a dar cartas na modalidade, sendo atualmente uma referência no atletismo de São Brás de Alportel e do Algarve, na região, no país e alem fronteiras".
 
Em 2011 por sua iniciativa foi criada uma equipa de atletismo em São Brás de Alportel e um novo núcleo dedicado ao atletismo na Associação Cultural Sambrasense, procurando dar mais relevo a este desporto, quer para os seus projetos, quer para o núcleo de jovens adeptos. 
 
Sendo dirigente desportivo e diretor de atletismo na "Equipa de Atletismo da ACS" é hoje mais um clube de referência no Algarve, com 50 atletas federados e mais 10 não federados.
 
Atualmente, é um conceituado atleta que se adapta a todo o tipo de terreno, seja provas de estrada, corta-mato, pista, trail ou provas de obstáculos e por isso mantém todas as épocas com muitos pódios e vitórias, tanto individualmente como coletivamente.
 
Na última época desportiva, de 2022/2023 alcançou, um total de 33 pódios, com nove gerais e 24 em pódios de escalão, respetivamente com 3 vitórias e 12 posições de 1º lugares. 
 
Na mesma época foi vice-campeão regional de montanha, vice-campeão regional de estrada, vice-campeão regional de corta-mato longo, vice-campeão regional de fundo (Meia Maratona), vice-campeão regional de 1500M – pista, campeão regional de 10.000M, em pista e campeão regional de trail longo.
 
Celso Brito está atualmente a desenvolver uma nova vertente do atletismo com o Spartan Race, onde participou no Campeonato da Europa da Spartan Race em Andorra, tendo sido o melhor português na distância Beast (21km nas montanhas com 30 obstáculos para ultrapassar), com classificação para o campeonato no mundo.
 
Na vertente TrailRunnig, na época passada alcançou o título de campeão regional de trail longo, com entrada direta para a Taça de Portugal de Trail que decorreu em novembro 2023, nos Açores, cujo prémio foi entregue em janeiro de 2024, no aniversário da Associação de Atletismo do Algarve.
 
A época 2023/2024 já se anuncia promissora com o título de campeão regional de montanha alcançado em dezembro 2023 e de vice-campeão regional de estrada em janeiro 2024.