Sociedade

Município de São Brás de Alportel lança nova edição do "Vale + Educação"

 
Com o novo ano letivo a chegar, o Município de São Brás de Alportel avança com uma nova edição da medida de apoio à família "Vale + Educação" para apoiar os alunos, com um apoio de 25,00 euros para aquisição de material escolar nas papelarias do concelho de São Brás de Alportel.

Para a autarquia, trata-se "de um apoio à aquisição de material escolar aos alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, residentes no concelho que frequentam as escolas do concelho ou que frequentam escolas de outros concelhos por ausência de oferta na Escola Secundária José Belchior Viegas", lê-se na nota emitida.
 
Esta medida está integrada no âmbito do Plano Municipal de Apoio à Família, criado em 2015, onde inclui a área da educação, através do Vale + Educação e de um ciclo de sessões de formação para as famílias, mas também em matéria do estímulo à natalidade com o Vale + Natalidade, lançado em 2017 e ainda na área da saúde, com a atribuição do Vale + Saúde que promove rastreios gratuitos de acuidade visual a crianças entre os quatro e os dez anos.
 
A câmara municipal lembra que tem vindo a reforçar o Vale + Educação, que em 2020 foi alargado também aos alunos do ensino secundário e com o reforço do vale de 20 para 25,00 euros, por aluno. Valor que será mantindo no próximo ano letivo.
 
A par do auxílio às famílias, o Vale + Educação pretende ainda dinamizar o comércio local, já que os vales são para utilização exclusiva para a aquisição de materiais escolares nas papelarias do concelho.
 
A medida resulta de um acordo de colaboração firmado pelo Município de São Brás de Alportel, pelo Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação daquele agrupamento.
 
Os encarregados de educação podem levantar o Vale + Educação no edifício sede da Câmara Municipal, junto do Gabinete de Apoio à Presidência, a partir de 17 de agosto e até 28 de outubro, nos dias úteis das 9h00 às 16h00, mediante apresentação do cartão do cidadão do encarregado de educação e do educando.