O Município de São Brás de Alportel informou que vai prolongar o Programa Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) no ano letivo 2020/21, dirigido às crianças que frequentam os estabelecimentos educativos do concelho.
Conforme explica, a iniciativa permite aos alunos ter acesso a atividades complementares, lúdico-pedagógicas, após o horário curricular, permitindo aos pais a conciliação com o seu horário laboral.
Em reunião de câmara, de 24 de agosto, foram fixados os valores da comparticipação familiar para assegurar a participação nas atividades. As famílias que não beneficiam de auxílios económicos terão uma despesa mensal de 24€, enquanto as famílias do escalão B têm uma prestação de 12€, sendo que as famílias do escalão A têm acesso gratuito às mesmas.
Tendo em consideração a data de início do ano letivo e os períodos de interrupção letiva, foi determinado que nos meses de setembro, dezembro, fevereiro, março e abril, os valores serão mais baixos. O pagamento das prestações é efetuado pelos encarregados de educação, após notificação, pela Plataforma SIGA, em uso no município desde o início deste ano, através de multibanco ou na tesouraria do município, durante o seu horário de funcionamento.
No mesmo âmbito, o Município de São Brás de Alportel adiantou que dará continuidade no novo ano letivo, à comparticipação dos passes escolares para o transporte de alunos que frequentem escolas dos concelhos limítrofes, quando não existe no concelho a área de estudo pretendida; bem como à atribuição de bolsas de estudo para alunos do concelho que frequentam o ensino superior.
Terá continuidade também a atribuição do Vale Saúde – Oftalmologia infantil, projeto de rastreios de acuidade visual junto das crianças do pré-escolar.
Consciente da crise económica provocada pelo novo coronavírus COVID19 a autarquia aprovou para este ano letivo o reforço da medida Vale + Educação, para mais alunos abrangidos e maior valor de apoio, passando agora a apoiar os alunos desde o 1º ciclo até ao ensino secundário que frequentam as escolas do concelho. Cada aluno está a receber um vale de 25 euros para aquisição de material escolar no comércio local são-brasense, uma medida que chega pela primeira vez aos alunos do ensino secundário.
Na nota da autarquia lê-se que foram feitos trabalhos de manutenção e diversas melhorias nos estabelecimentos escolares, nomeadamente a melhoria das condições de eficiência energética, a criação de circuitos lúdico-pedagógicos, incluindo ainda melhoramentos em estruturas de sombreamento e proteções nas entradas da escola.