Sociedade

Município de São Brás de Alportel prossegue programa de apoio ao arrendamento

Foto - CM São Brás de Alportel
Foto - CM São Brás de Alportel  
O Município de São Brás de Alportel diz que a habitação continua a ser "uma prioridade estratégica da sua ação social", dando continuidade ao Programa de Apoio ao Arrendamento, mediante abertura de candidaturas ao 1.º Concurso de 2026, em curso até 31 de janeiro.

PUB

Para 2026, a autarquia informa numa nota enviada ao Algarve Primeiro, que disponibiliza 45 apoios destinados a famílias em situação de vulnerabilidade que residam em habitação arrendada. O apoio consiste numa bolsa mensal equivalente a metade do Indexante dos Apoios Sociais, cerca de 130 euros, dirigida a munícipes que comprovem vulnerabilidade económica e social.

Podem candidatar-se a este apoio residentes no concelho há mais de três anos, que vivam em habitação arrendada, que não seja propriedade de familiares e disponham de contrato de arrendamento válido.

As candidaturas e pedidos de informação devem ser efetuados no Centro de Apoio à Comunidade, na Rua Serpa Pinto, n.º 29, ou através do telefone 289 840 020 e do e-mail [email protected].

O Município assinala que este concurso insere-se numa estratégia mais ampla na área da habitação, que visa responder "de forma integrada às necessidades da população". Entre as medidas em vigor destaca, além do Programa de Apoio ao Arrendamento para a comunidade em geral, o Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem para residentes entre os 22 e os 35 anos, e a construção e recuperação de habitações no Centro Histórico e nas aldeias, reforçando o Parque de Habitação Municipal em articulação com a Estratégia Local de Habitação.

Complementarmente, o programa social “Mão Amiga” que atua na melhoria das condições de habitabilidade, já apoiou 54 famílias economicamente desfavorecidas.