Sociedade

Município de São Brás de Alportel reforça colaboração com Associação de Produtores Florestais

 
O Município de São Brás de Alportel e a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão assinaram um protocolo de colaboração que dá continuidade e reforça o trabalho realizado desde 2010 na valorização do potencial florestal e da prevenção de incêndios rurais.

Uma parceria em que a Associação de Produtores Florestais se compromete a contribuir para a valorização da fileira florestal, o fomento da proteção florestal e a preservação dos valores naturais da Serra do Caldeirão, compatibilizando a utilização das áreas florestais com outras atividades agroflorestais como a silvo pastorícia, a cinegética, a apicultura e o turismo rural a par da prevenção e defesa da floresta da Serra do Caldeirão contra incêndios rurais, explica nota emitida pelo município.
 
A par destes trabalhos, a associação irá prestar apoio e aconselhamento técnicos, continuar a promover a Zona de Intervenção Florestal da Serra do Caldeirão/São Brás de Alportel, assim como sensibilizar e mobilizar os produtores florestais para a importância de criar mais zonas de intervenção florestais no concelho assim como de outros instrumentos de gestão florestal.
 
Os trabalhos de silvicultura preventiva executados pela associação decorrerão em conformidade com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. As equipas de Sapadores Florestais da associação estarão disponíveis para ser mobilizadas para a vigilância de áreas do concelho definidas no Plano Operacional Municipal (POM), para primeira intervenção e apoio ao combate a incêndios rurais e ações de rescaldo e vigilância pós-incêndio.
 
A sensibilização da comunidade para a importância de cumprimento da legislação em vigor em matéria de limpeza da floresta, do espaço rural para prevenção de fogo e proteção de pessoas e bens é outra das áreas e que a associação se compromete a colaborar com o Município de São Brás de Alportel, acrescenta a mesma fonte.
 
Um trabalho que a autarquia reconhece, prestando um apoio anual de 22.000,00€.
 
A proteção e a valorização do património natural e florestal da Serra do Caldeirão e a prevenção de incêndios florestais são para o município, «frentes vitais para alcançar objetivos que integram a estratégia municipal para um desenvolvimento sustentável do concelho».