Sociedade

Município de Silves alerta para mensagens fraudulentas com pedido de pagamento

Foto - Depositphotos  
A Câmara Municipal de Silves alerta a comunidade para a circulação de mensagens fraudulentas via WhatsApp, enviadas em nome do Município e da sua presidente.

PUB

Numa nota enviada ao Algarve Primeiro, a autarquia diz que foram identificados vários contactos efetuados a partir do número 936 312 751, nos quais é solicitado o pagamento de alegadas taxas associadas a processos municipais. "Trata-se de um número falso e de uma tentativa de burla. Adicionalmente, foi ainda detetada a existência de um perfil falso nas redes sociais, com o nome de perfil Luísa Conduto e o nome de utilizador @presidente.luisa.conduto, que se faz passar pela Presidente da Câmara. Trata-se igualmente de uma situação fraudulenta que merece ser denunciada", explica o Município. 

A Câmara esclarece que nunca solicita pagamentos através do WhatsApp ou de outros meios informais, e que todos os pagamentos devidos à autarquia são comunicados exclusivamente pelos meios oficiais.

Solicita a quem tenha recebido este tipo de mensagens para as denunciar, enviando "print screens" ou outra evidência para o endereço de e-mail [email protected], de forma a apoiar a identificação e a denúncia da situação junto das entidades competentes.

Aconselha ainda os cidadãos a não efetuarem qualquer pagamento e a bloquearem o respetivo número, informando que se encontra a tomar as diligências necessárias junto das entidades competentes.