Economia

Município de Silves aprova 4 apoios financeiros no âmbito do programa de reabilitação urbana

 
A Câmara Municipal de Silves aprovou, as candidaturas de apoio à reabilitação urbana para a Área de Reabilitação Urbana de São Bartolomeu de Messines, apresentadas ao abrigo do Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) e do Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE), e que se traduzem numa comparticipação financeira na ordem dos 6840 euros.

Segundo informou a autarquia em comunicado, no âmbito do PAHAB foram aprovadas três candidaturas, comparticipadas em 5040 euros, e no âmbito do PADSE foi aprovada uma candidatura, sendo a comparticipação de 1800 euros.
 
Na Área de Reabilitação Urbana de Alcantarilha não foram apresentadas candidaturas aos referidos programas de apoio à reabilitação urbana.
 
Uma nova fase de candidaturas aos programas de apoio à reabilitação urbana de São Bartolomeu de Messines e de Alcantarilha será novamente aberta no 1.º semestre de 2022 para o PAHAB e no 2.º semestre de 2022 para o PADSE.
 
O Município recorda que o PAHAB tem como objetivo contribuir para a melhoria das condições de habitabilidade do edificado localizado nas Áreas de Reabilitação Urbana, com vista a reforçar a atratividade dos territórios urbanos, designadamente para fins habitacionais, "invertendo o processo de abandono de que têm sido alvo". Já o PADSE visa contribuir para a melhoria das condições de funcionalidade do edificado localizado nas Áreas de Reabilitação Urbana, revitalizando social e economicamente essas áreas, "designadamente incutindo novas dinâmicas nos aglomerados em atividades de comércio, serviços, artesanato ou manufaturação, incentivando a ação das associações, coletividades e sociedades sem fins lucrativos".