Saúde

Município de Silves assinala Dia Mundial da Coluna com rastreios e classes terapêuticas

 
A Câmara Municipal de Silves irá assinalar o Dia Mundial da Coluna com um programa de atividades especial que terá lugar de 10 a 20 de outubro, no complexo das piscinas municipais de Silves e que contempla a realização de rastreios à coluna, uma tertúlia e classes terapêuticas de hidroginástica, pilates clínico e hidroterapia. A iniciativa, de entrada livre, conta com o apoio do Instituto Piaget.

Em comunicado, o Município diz que o objetivo passa por detetar alguma alteração postural, com ênfase na avaliação da coluna vertebral, cujas comemorações terão início com a realização de rastreios à coluna, com sessões nos dias 10 e 11 de outubro, das 14h00 às 18h00, dirigidas a adultos; e rastreios no dia 12 de outubro, das 13h30 às 17h30, dirigidos a crianças e jovens dos 10 aos 17 anos. 
 
De referir que os rastreios, dinamizados pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget Algarve no complexo das piscinas municipais de Silves, são gratuitos mas sujeitos a inscrição prévia até ao dia 6 de outubro. 
 
A autarquia explica ainda, que para as avaliações será utilizado um escoliómetro, que irá verificar a presença de alteração na coluna. Neste processo, o aparelho é posicionado nas costas do participante (avaliação não-invasiva e que não provoca dor); sendo necessário que os avaliados venham munidos de roupa confortável como biquíni ou calção de banho.
 
As comemorações prosseguem com a realização de uma tertúlia, no dia 14 de outubro, pelas 18h00, onde serão abordados temas como fatores de risco de desenvolvimento/manutenção de alterações posturais e dor na coluna; recomendações para a promoção da saúde ao nível da coluna com enfase na atividade física e em aspetos cognitivo-comportamentais; e atividades clínicas na comunidade e cientifico-académicas desenvolvidas na Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve.
 
De referir que o Dia Mundial da Coluna se assinala anualmente no dia 16 de outubro, tendo como principal objetivo alertar para a necessidade de prevenção de lesões na coluna vertebral. O telefone 282 440 270 e o email desporto@cm-silves.pt são os contactos do setor de Desporto da Câmara de Silves, para o fornecimento de informação adicional no âmbito destas comemorações.