Sociedade

Município de Silves celebrou protocolo com a Ualg no âmbito do Projeto Milage Aprender+

 
Foi ontem assinado no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Silves, o protocolo de colaboração no âmbito do Projeto Milage Aprender+.

Na ocasião esteve presente, a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, o Reitor da Ualg, Paulo Águas, o Professor Mauro Figueiredo da Universidade do Algarve, o Diretor António Martins do Agrupamento de Escolas Silves, e o Diretor Carlos Silva do Agrupamento de Escolas Silves Sul.
 
O projeto Milage Aprender +, é uma app concebida para dispositivos móveis que permite aos alunos acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula, estando integrado, no “Plano de inovação e promoção do sucesso escolar com as salas Aprender+© Matemática”, no ano letivo 2020/2021.
 
De acordo com a autarquia, com este protocolo, o Executivo Municipal pretende reforçar a sua aposta na promoção do desenvolvimento qualitativo do sistema educativo, "através da implementação de práticas pedagógicas inovadoras e de aprendizagem móvel, por forma, a que através de um trabalho em rede, realizado com os diferentes agentes educativos, se desenvolvam projetos mobilizadores e inovadores, ao serviço das aprendizagens dos alunos, fomentando no seio da comunidade educativa uma cultura de responsabilidade pelo sucesso escolar".
 
Trata-se de uma ferramenta de apoio não só para os alunos (no que respeita à resolução autónoma de fichas de exercícios), mas também para os professores (nomeadamente na gestão do seu tempo, atendendo a que não têm de resolver na sala de aula os exercícios que constam nas fichas integradas na plataforma).
 
Refira-se que através deste projeto, é apresentado aos alunos diferentes níveis de dificuldade de exercícios, possibilitando, o apoio aos que tenham maior dificuldade de aprendizagem, incluindo também alunos que estejam num nível mais avançado. A plataforma contempla, ainda, vídeos educacionais para a promoção de diferentes estilos de aprendizagem e para uma aprendizagem ativa centrada no aluno, possibilitando a resolução dos exercícios passo a passo, explicou o Município.