Sociedade

Município de Silves conta com 180 camas e um centro de análises

O Município de Silves em articulação com a Subcomissão de Proteção Civil COVID-19, desenvolveram um plano com Zonas de Apoio à População (ZAP’S), com vista a uma resposta rápida em caso de necessidade.

PUB
 
Assim conforme refere nota da autarquia, "este recurso permitirá acolher grupos específicos da população do concelho que necessitem de ficar em isolamento (designadamente para apoio às lares de idosos), acolher e apoiar, se necessário, elementos das forças da Proteção Civil e do Serviço Nacional de Saúde ou outros a definir pela Delegada de Saúde". 
 
Após validação da Autoridade Local de Saúde estão a ser preparadas três Zonas de Apoio à População, operacionalizadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Florestas do Município de Silves, que estarão em condições de entrar em funcionamento durante a próxima semana.
 
A ZAP de Silves está localizada junto ao Centro de Saúde de Silves, nas instalações do Instituto Piaget. Nesta primeira fase foram instaladas 50 camas, com a possibilidade de reforço. Para o seu funcionamento em pleno, este equipamento aguarda a chegada de uma unidade portátil (contentor) para banhos e higiene, que será totalmente suportada pelo Município de Silves. 
 
A esta ZAP irão juntar-se mais duas. Em curso está a operacionalização de uma segunda no pavilhão municipal de Pêra e na escola EB1 Pêra – com capacidade de 50 camas, e de uma terceira no pavilhão Municipal de Armação Pêra – que apoiará também grupos específicos da população do concelho que necessitem de ficar em isolamento, com uma capacidade instalada de 80 camas.
 
O Município destaca que a operacionalização destas ZAP’S "é o resultado do esforço conjunto" entre o Município de Silves, as entidades cooperantes da Subcomissão de Proteção Civil e em particular, o Instituto Piaget de Silves e o Agrupamento de Escolas Silves-Sul, na cedência imediata das suas instalações, o Hotel Vila Galé Náutico (de Armação de Pêra) que disponibilizou camas e roupas que permitiram equipar os espaços, contando com a colaboração do Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Silves e Albufeira, que procedeu à montagem e organização do espaço.
 
De forma a apoiar o alojamento de profissionais de saúde e outros agentes, o Município de Silves informa ainda que articulou com diversos alojamentos locais e unidades hoteleiras de pequena dimensão do concelho a disponibilização de apartamentos para acolher, em caso de necessidade, agentes de proteção civil e do Serviço Nacional de Saúde que necessitem de alojamento durante os seus períodos de trabalho.
 
O Município disponibilizou também o espaço da Fissul ao centro de análises Aqualab que, ao serviço da ARS, irá realizar testes ao COVID-19, tendo em vista garantir um serviço de proximidade na despistagem de infetados. Este centro, que irá servir os concelhos de Silves e de Lagoa, estará apto a funcionar no início da próxima semana e irá efetuar testes a casos devidamente encaminhados pelos canais oficiais da ARS e DGS.