Tendo em vista garantir as condições de segurança para a reabertura das creches e jardins-de-infância do concelho, o Município de Silves distribuiu ontem, junto destas instituições, diversos tipos de equipamento de proteção individual (EPI), nomeadamente aventais descartáveis, máscaras cirúrgicas, máscaras reutilizáveis de tecido hospitalar e pares de luvas.
Com esta iniciativa, a autarquia refere em nota enviada à comunicação social, que visa garantir "a autonomia do funcionamento dessas instituições e a proteção de todos os funcionários mobilizados e de todos os seus utentes".
O Município recorda que neste âmbito, "tem distribuído e vai continuar a distribuir na comunidade o fornecimento de equipamentos de proteção individual às entidades públicas do Estado presentes no concelho", designadamente a GNR, Estabelecimento Prisional de Silves e os Agrupamentos Escolares, bem como às Juntas de Freguesia, Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Silves e de São Bartolomeu de Messines, Cruz Vermelha, Instituições Particulares de Solidariedade Social e Entidades Religiosas.
A autarquia encontra-se também a distribuir máscaras cirúrgicas a pessoas e famílias carenciadas ou em situação de vulnerabilidade. O Município de Silves garante ainda equipamentos de proteção individual a todos os seus trabalhadores e todos os munícipes que se desloquem aos serviços de atendimento público, mediante prévia marcação, considerando que a utilização das máscaras apenas é obrigatória em recintos fechados.
Emídio Santos