Sociedade

Município de Silves «é pioneiro» na compostagem comunitária

Em comunicado, o município de Silves faz saber que «é pioneiro» no Algarve em compostagem comunitária, direcionada, neste momento, às freguesias de S. Marcos da Serra e de S. Bartolomeu de Messines.

PUB
Esta iniciativa permite que os munícipes, destas freguesias, separarem os biorresíduos na fonte tratando-os localmente, reduzindo a pegada ecológica indexada ao transporte e deposição em aterro, com os benefícios ambientais daí resultantes.
 
No mesmo comunicado a autarquia adianta que, os resíduos depositados irão sofrer uma degradação, transformando-se em fertilizante natural. O composto será aplicado localmente nos jardins municipais, contribuindo para «a responsável gestão de resíduos e sustentabilidade ambiental», completou.
 
Segundo o município, este projeto representa «um passo numa estratégia de longo prazo» que passará pelo cumprimento da Diretiva Quadro do Resíduos e do PERSU2020, integrando Silves «no pelotão da frente» a nível nacional, assumindo desde já um caminho para alcançar as metas mais ambiciosas de valorização, que prevêem a obrigação de recolha seletiva de biorresíduos a partir de 2023. 
 
Refira-se que, o POSEUR e o Fundo Coesão europeu suportou 85% dos encargos dos investimentos de aquisição de equipamento e publicidade e divulgação do sistema, concluiu.