Sociedade

Município de Silves homenageia Instituto Piaget

Em comunicado, o diretor-geral do Instituto Piaget de Silves, Nelson Sousa, faz saber que, a instituição é hoje (dia 3 de setembro) homenageada pelo Município. A distinção tem por base o contributo da instituição de ensino, e de toda a sua equipa, «no combate à pandemia da Covid-19 e ao trabalho desenvolvido», desde o início de março, junto da comunidade para a mitigação dos efeitos do vírus.

PUB
A atribuição da Homenagem de Mérito Cívico será feita no decurso da sessão solene comemorativa do Dia do Município de Silves, que hoje decorre a partir das 19 horas, no Castelo da cidade. Na cerimónia serão igualmente distinguidas várias individualidades do concelho que se destacaram ao longo do ano pelo contributo para com a comunidade.
 
Refere o mesmo comunicado que, com a emergência do atual surto pandémico, o campus do Instituto Piaget em Silves foi transformado, em tempo recorde, em zona de apoio à população (ZAP). Com as atividades letivas suspensas, aquele espaço académico foi equipado com 50 camas destinadas a acolher grupos específicos da população que necessitassem de ficar em isolamento, nomeadamente para apoio a lares de idosos, e acolher e apoiar elementos da Proteção Civil e do SNS.
 
O Insituto Piaget lembra que, a proximidade do campus académico ao Centro de Saúde de Silves «foi um fator importante na sua transformação numa variante de um hospital de campanha». Mas, diferentemente dos hospitais de campanha tradicionais, «houve a preocupação de garantir algum conforto adicional, com a autarquia e outras entidades locais a mobilizarem-se para assegurar camas em condições, roupas e algum mobiliário extra, como sofás», completou
 
Na altura, muitos estudantes e diplomados das várias licenciaturas (Enfermagem, Fisioterapia e Osteopatia) que são ministradas na Escola Superior de Saúde do Instituto Piaget de Silves ofereceram-se também como voluntários para colaborar nas operações de assistência à população, concluiu a instituição.