Ambiente

Município de Vila do Bispo limpa linhas de água na Freguesia de Sagres

 
A Câmara Municipal de Vila do Bispo está a proceder a trabalhos de limpeza e desobstrução de linhas de água na Freguesia de Sagres, através da sua equipa de Sapadores Florestais.

Com esta intervenção, a autarquia refere em comunicado, que pretende minimizar as condições para ocorrências de cheias e, desta forma, «mitigar os danos que estas possam causar, reduzir eventuais problemas de saúde pública, bem como facilitar o acesso e fruição dos espaços ribeirinhos pelos munícipes».
 
Antes do início destes trabalhos, a mesma fonte assegura que foram verificadas as condições técnicas para a intervenção, «quer ao nível da causa efeito das inundações registadas na Freguesia, quer a preservação e consolidação do leito e talude da linha de água, bem como o estado da mesma a jusante».
 
O Município lembra que nos aglomerados urbanos, a responsabilidade pela limpeza e desobstrução das linhas de água é das Câmaras Municipais, mas, fora desses aglomerados, a responsabilidade é dos proprietários de terrenos ladeados ou atravessados por linhas de água.  
 
Nesse sentido, aconselha a que sempre que possível, os trabalhos executados pelos particulares sejam acompanhados e fiscalizados por técnicos com formação ambiental adequada, devendo ser comunicado à ARH Algarve a realização das intervenções, utilizando para o efeito o requerimento próprio disponível em https://apambiente.pt/agua/limpeza-e-desobstrucao-de-linhas-de-agua