Sociedade

Município de Vila Real de Santo António recebe 30 caixas ninho para aves

 
 
A Câmara Municipal de VRSA é mais uma município que celebrou um protocolo de colaboração com a associação Vita Nativa que visa a instalação e manutenção de caixas-ninho em vários locais do concelho, ao abrigo do projeto «Alojamento local para aves».

A iniciativa pretende estimular o interesse da sociedade para com as aves, fixar mais aves em meio urbano, bem como promover o papel das aves como controladores biológicos de pragas, como por exemplo da processionária do pinheiro. 
 
Segundo a autarquia, neste momento, já se encontram instaladas 30 caixas em todo o concelho, nomeadamente 11 no Parque Municipal de Campismo de Monte Gordo; 5 na escola EB 2,3 D. José I; 3 no jardim da Avenida Ministro Duarte Pacheco, em VRSA; e 11 na área de mata inserida no Complexo Desportivo de VRSA.
 
De acordo com o protocolo estabelecido, a associação Vita Nativa compromete-se a efetuar a manutenção e monitorização anual das caixas-ninho durante o período de dois anos e a realizar ações de educação ambiental sobre o projeto com as escolas e população em geral.
 
Por sua vez, o município dará apoio na seleção dos locais para a instalação das caixas e prestará apoio na monitorização do estado de conservação dos ninhos, sendo comunicado à associação eventuais desconformidades.
 
Fundada em 2018, a Vita Nativa é uma organização sem fins lucrativos para a conservação do ambiente que pretende promover o estudo e a conservação da natureza, divulgar e valorizar o património natural e contribuir para a participação ativa na defesa do ecossistema.
 
O Projeto Alojamento Local para Aves é uma iniciativa vencedora do Orçamento Participativo Portugal 2018 e visa promover a diversidade de avifauna na região do Algarve.