Ambiente

Município de VRSA fez novo contrato para reforçar limpeza urbana e o serviço de recolha de resíduos

Foto - CM VRSA
Foto - CM VRSA  
O Município de Vila Real de Santo António diz ter iniciado uma nova fase na gestão da recolha de resíduos sólidos urbanos e da limpeza do espaço público, com a entrada em funcionamento da empresa Rede Ambiente, no âmbito de um novo contrato de prestação de serviços, na sequência de um concurso público internacional lançado pela autarquia.

PUB

A Câmara adianta que o novo contrato, representa "um reforço claro" dos meios humanos e mecânicos ao serviço da limpeza urbana no concelho, indo ao encontro da estratégia de melhorar um dos serviços públicos mais sensíveis para a população.

Entre as principais mudanças, a autarquia destaca o aumento do número de trabalhadores afetos à limpeza urbana, bem como o reforço dos meios mecânicos, passando, por exemplo, cada uma das freguesias a dispor de equipamento próprio de varredura mecânica.

O contrato prevê igualmente o reforço da lavagem de ruas e de contentores, com operações realizadas sempre que necessário. Paralelamente, foi assegurada a substituição integral do parque de contentores de superfície, "agora composto por equipamentos mais modernos, robustos e melhor adaptados às exigências do serviço", regista a autarquia em comunicado.

No domínio da recolha de resíduos, há também um reforço significativo na recolha de monos e verdes, com recolha agendada e equipas em permanência no terreno. Os agendamentos para este serviço podem ser efetuados através do número verde 800 10 12 13.

De igual forma, foi incluído um novo circuito de recolha de biorresíduos, que será iniciado em breve.

Está igualmente prevista, no âmbito do contrato, a instalação anual de ilhas de contentores enterrados, nos locais onde a recolha de superfície se revele menos adequada, seja por razões estéticas, seja por questões de eficiência do serviço.

A limpeza das praias é outro dos serviços contemplados, passando a ser assegurada três vezes por semana em época baixa e duas vezes por dia durante a época balnear. Está igualmente contemplada a limpeza de ribeiras, com o objetivo de manter a correta drenagem das águas pluviais em pontos sensíveis.

O valor global do contrato foi reforçado, de forma a abranger um maior leque de serviços e aumento dos meios disponíveis. O Município explica que o anterior contrato "revelou-se insuficiente face às necessidades reais do concelho", tendo optado por investir mais "para garantir maior frequência, maior capacidade de intervenção e melhor qualidade do serviço".

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, este novo contrato representa "uma melhoria muito significativa na resposta do Município às preocupações da população”, sublinhando que “o reforço dos meios humanos e mecânicos, aliado a um contrato mais exigente, permitirá garantir um concelho mais limpo, mais cuidado e com melhor qualidade de vida".