Entre as medidas em curso, a autarquia destaca numa nota publicada, a distribuição de livros de fichas gratuitos para cerca de 1.200 alunos do 1.º e 2.º ciclos, num investimento de 65 mil euros. Será ainda assegurado, o apoio à aquisição de material escolar para os alunos do 1.º ciclo inseridos no 1.º e 2.º escalões do abono de família.
Todas as salas do pré-escolar e do 1.º ciclo recebem kits pedagógicos, num investimento de 17 mil euros.
No campo da alimentação escolar, o município diz que garantirá refeições escolares gratuitas para todos os alunos, do pré-escolar ao secundário, beneficiando cerca de 3.300 estudantes, num investimento global de 500 mil euros, com 350 mil euros transferidos para o Agrupamento de Escolas D. José I e 150 mil euros para o Agrupamento de Escolas de VRSA. A este esforço acresce ainda um investimento de 21 mil euros no fornecimento de leite escolar.
A Câmara mantém também a atribuição de 30 bolsas de estudo para o Ensino Superior, no valor de 1.000 euros cada, das quais cinco são atribuídas por mérito académico.
As Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs) no 1.º ciclo representam um investimento de 90 mil euros, e a oferta complementar no pré-escolar nas áreas físico-motora, dramática/corporal e musical totaliza 25.500 euros.
No âmbito do transporte e inclusão, será assegurado o transporte escolar gratuito, com circuitos especiais e transporte adaptado, num investimento global superior a 155 mil euros.
De forma complementar, a autarquia mantém investimentos na manutenção e reparação das cozinhas escolares (10 mil euros) e procedeu à aquisição de equipamentos para refeitórios, no valor de 14 mil euros.
Em simultâneo, prossegue a requalificação da Escola Básica D. José I, financiada pelo PRR, uma obra cujo investimento é de 5,1 milhões de euros, que se encontra em fase avançada de execução.
«Com estas medidas, o município reafirma o seu compromisso com a educação, apoiando diretamente as famílias e garantindo que todas as crianças e jovens do concelho têm as mesmas condições de acesso à aprendizagem», afirma o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo.