O município de Vila Real de Santo António formalizou, com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o protocolo de colaboração para monitorização e controlo ativo de perdas de água e a adoção de sistemas de rega urbana inteligentes e eficientes.
Através deste projeto, o município espera obter não só uma poupança nos consumos de água, com ganhos ambientais, mas também verá reduzida a fatura de água no que se reporta à rega de espaços verdes.
O programa faz parte de uma candidatura efetuada pela Câmara Municipal para a instalação de sistemas de rega inteligentes e eficientes em espaços verdes do concelho, cuja comparticipação atribuída é de 50 mil euros, informou a autarquia.
O objetivo é supervisionar as pressões no sistema de abastecimento e implementar uma estratégia de controlo ativo de perdas de água, recorrendo à setorização e monitorização da rede de distribuição e a inspeções regulares para a deteção e localização de roturas.
O ato inseriu-se na sessão pública de apresentação do Plano Regional de Eficiência Hídrica (PREH) do Algarve.
A assinatura do protocolo, válido por um ano, foi efetuada pelo vice-presidente do Conselho Diretivo da APA, I.P., José Pimenta Machado da Silva, e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Romão, numa cerimónia que teve lugar no Grande Auditório da Universidade do Algarve.