Foi assinado um protocolo, no passado dia 9 de junho, pela presidente da Câmara Municipal, Rute Silva, e pela presidente da direção da AVONDE Associação Cultural, Patrícia Leal.
Segundo nota do município, o protocolo visa dar continuidade ao desenvolvimento de ações e iniciativas conjuntas de âmbito cultural, artístico e educacional, que permitam "documentar, salvaguardar e valorizar o Património Cultural Local, designadamente imaterial, tradicional e etnográfico, bem como a realização de projetos que promovam a formação, a expressão e a divulgação artística entre a comunidade local".
De acordo com o documento assinado, a autarquia atribui um apoio financeiro de 20 mil euros à AVONDE e em contrapartida esta fica obrigada a desenvolver os projetos “Gentes do Cabo II”, “Massa II - Oficina do Figo” e “CineMAR - Ciclo de Cinema de Vila do Bispo”.
O primeiro refere-se à realização de um novo filme documental, subordinado ao tema da pastorícia como prática económica no concelho de Vila do Bispo, atribuindo especial relevo ao benefício paisagístico e enriquecimento do solo resultante do pastoreio. O segundo é um workshop de doçaria regional com base no figo, especialmente o queijo de figo e as estrelas de figo. Já o terceiro projeto inclui a organização de um Ciclo de Cinema com filmes dedicados aos temas da sustentabilidade, do ambiente e do território e suas tradições, com projeções ao ar-livre e em espaços interiores de diversos locais do concelho.
Para além destas iniciativas, a AVONDE compromete-se ainda a prestar apoio de curadoria, consultadoria e programação cultural em espaços municipais, e efetuar pesquisa etnográfica e antropológica, conclui a mesma fonte.