O Município de Faro está a convidar entidades e pessoas a disponibilizarem a sua açoteia para acolher atividades a realizar no âmbito do Açoteia – Faro Rooftop Festival, que vai acontecer nos dias 7 e 8 de julho.
Com organização a cargo do município, em parceria com um conjunto de associações e entidades locais e regionais, a autarquia procura açoteias de diversas dimensões e tipologias, que pela sua localização, construção ou tipologia, ou pela forma como estão a ser utilizadas, possam ser apelativas para uma visita ou mesmo ser um dos “palcos” do evento, devendo estas situar-se num raio de sensivelmente de de dois quilómetros do centro da cidade.
Em caso de seleção, a organização informa que irá acautelar com os proprietários dos edifícios (públicos ou privados) as condições de segurança e acesso ao espaço no decurso do festival.
No âmbito deste festival, será possível, visitar um conjunto de açoteias icónicas que, por norma, não estão acessíveis ao público, para assistir a performances artísticas, exposições, experiências sensoriais, conhecer boas práticas do uso de açoteias, participar em debates, palestras e experiências, ou simplesmente, apreciar a paisagem de um outro patamar, explica a câmara em nota de imprensa.
Este festival faz parte da Rede Europeia de Açoteias Criativas, uma rede criada a partir de Faro e que junta 9 cidades de oito países na reflexão e desenvolvimento estratégico de ações a concretizar nestes espaços.
O formulário de candidatura para proprietários de açoteias poderá ser realizado em www.acoteia.pt