Sociedade

Município realojou na Praia de Faro único habitante do Ilhote da Cobra

O Presidente da Câmara Municipal de Faro entregou hoje as chaves de uma habitação na zona nascente da Praia de Faro, para alojamento permanente do pescador Marcelino Santos, único morador no ilhote da Cobra, pequena parcela de terra a nascente da Barrinha da Península do Ancão.

 
Recorde-se que a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa lançou um concurso público para a requalificação e renaturalização dos ilhotes de Altura, Côco, Cobra, Ramalhete e Ratas e da Ilha Deserta, num investimento de cerca de 2,2 milhões de euros, que implicará a demolição de todo o tipo de estruturas edificadas.
 
Sendo a habitação do Sr. Marcelino a única situada em território do concelho abrangida pela ação de renaturalização da POLIS, importava desde logo proceder ao seu realojamento, com condições de dignidade, e, assegurando a proximidade com o mar de onde o Sr. Marcelino, pescador de profissão, tira todo o seu sustento. 
 
A autarquia adianta que este é, de resto, o critério que o Executivo defenderá sempre, em relação a matéria que venha no futuro a implicar o realojamento de famílias residentes em primeira habitação em qualquer área ribeirinha do concelho de Faro.
 
Ao atribuir esta casa, com contrato de arrendamento social, a Câmara refere que irá acompanhar todo o processo de integração do Sr. Marcelino, designadamente através do seu Departamento de Ação Social e Educação.