Cultura

Municípios do Algarve assinalam data da morte do Infante D. Henrique

Os Municípios de Vila do Bispo e de Lagos assinalam, este domingo, a memória do Infante D. Henrique, “criador” da denominada Escola de Sagres e figura maior dos Descobrimentos Portugueses, no 462.º aniversário da sua morte, em Sagres a 13 de novembro de 1460.

PUB
A sua vida ficou indelevelmente ligada ao Algarve, ao desenvolvimento da ciência náutica, ao conhecimento e formação nas artes de navegação, reunindo em torno da denominada “Escola de Sagres” alguns dos mais experientes e conhecedores de cartografia, astronomia, geografia e navegação da época.
 
Assinalando a data do falecimento do Infante D. Henrique, será efetuada a abertura ao público do Centro Expositivo Multimédia dos Descobrimentos Portugueses, localizado na Fortaleza de Sagres, num edifício reabilitado para o efeito, com um investimento global de 3 milhões de 156 mil euros, cofinanciado com 1 milhão e 47 mil euros, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através dos fundos europeus geridos na região, via Programa Regional do Algarve – CRESC Algarve 2020, e por verbas do PIPITAL (contrapartida da concessão de jogo geridas pelo Turismo de Portugal).
 
Na mesma data, a Paróquia de Sagres, o Município de Vila do Bispo e a Freguesia de Sagres promovem às 15.30 horas uma missa por ocasião da passagem dos 462 anos sobre a morte do Infante D. Henrique.
 
O Município de Lagos promove uma cerimónia de deposição de flores e igualmente uma missa alusiva à data de falecimento do Infante D. Henrique (às 12.00 horas).