Segundo nota da autarquia de Lagos, "este roteiro congrega as peças que se encontram atualmente em exposição no referido núcleo, datadas entre a segunda metade do século XV e os inícios do século XIX, assim como o património integrado na Igreja de Santo António e as coleções do Gabinete de Curiosidades, Pintura Naturalista, Artes e Ofícios tradicionais e a maqueta da aldeia imaginária da Senhora do Forte". O livro oferece ao utilizador a possibilidade de levar consigo, em versão impressa, "imagens, descrições e textos informativos do acervo exposto e consultá-lo, de forma clara e organizada, em correspondência com o percurso expositivo".
Com a publicação deste roteiro, o município, através do Museu de Lagos, pretende contribuir para facilitar o acesso cultural, a aquisição de conhecimento e a aprendizagem ao longo da vida.
A renovação do núcleo Dr. José Formosinho do Museu de Lagos e a instalação da sua exposição de longa duração entre 2017 e 2021, implicou a investigação e tratamento de conservação da totalidade do acervo exposto e incluído neste roteiro, beneficiando do apoio dos fundos comunitários, através do programa CRESC Algarve 2020, no âmbito do Portugal 2020, lê-se na nota da autarquia enviada ao Algarve Primeiro.