Cultura

Museu de Portimão expõe "Planeta Azul" do coletivo Algarve Artists Network

Birte Proettel
Birte Proettel  
O Museu de Portimão inaugura no sábado, dia 5 de julho, pelas 17h00, a exposição “Planeta Azul”, da Algarve Artists Network (AAN). Patente até 28 de setembro, a mostra, composta por pinturas e esculturas, aborda a beleza da vida e da natureza do planeta Terra, enquanto chama a atenção para a fragilidade do meio ambiente.

PUB

A proposta da Algarve Artists Network, "é mostrar a riqueza de uma beleza natural que há muito caracteriza a região e que a tornou um destino sem igual, mas também promover a consciência da necessidade da preservação de um valioso recurso natural, junto do público: a água", adianta nota da autarquia de Portimão. 

A mostra composta pela visão plural dos 13 artistas da AAN, transmite uma mensagem clara sobre a urgência de preservar a água, afastando-a das fontes de poluição, enquanto, em paralelo, o oceano, os rios e os lagos devem ser valorizados. "É por esta razão que as pinturas e esculturas vão lembrar os visitantes que a ação diária de todos é vital", lê-se no documento. 

O coletivo AAN é composto por Beata Palach, Birte Proettel, BJ Boutler, Brigitte von Humboldt, Claire Lloyd Bown, João Pinto, Jutta Mertens-Kammler, Kerstin Wagner, Lotti Klink, Rosa Pereira, Silvia Cavelti, Thea Booijink e Vera Christians.

Estes artistas, que fizeram do Algarve a sua “casa”, consideram que a sociedade civil necessita de reagir e deve procurar contribuir para salvaguardar o ambiente e a beleza da região. A exposição “Planeta Azul”, conta com o apoio do Município de Portimão. 

Poderá ser visitada às terças-feiras, das 14h30 às 18h00, e de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. No entanto, entre 15 de julho e 31 de agosto, o horário do Museu altera-se para se adaptar à época estival, com horário mais alargado, estando aberto de terça-feira a domingo, das 15h00 às 23h00.

O Museu encerra à segunda-feira e em feriados nacionais, sendo ainda de destacar a entrada livre para residentes em território nacional aos domingos.

Criado em 2006, a Algarve Artists Network (AAN) é constituída por um grupo de artistas profissionais que se apoiam de forma mútua, através da troca de ideias e competências, tanto criativas como administrativas. Alguns dos elementos da AAN são portugueses, enquanto outros, apesar de residentes em Portugal, são originários de diferentes países da Europa e do mundo.

Ao longo dos anos, a AAN realizou muitas exposições em Portugal, das quais se destacam “Arte no Ar”, no âmbito das comemorações do 50º aniversário do Aeroporto Internacional de Faro, “Da Terra e do Mar”, no Museu de Portimão, ou a exposição “Transformações da Natureza”, que aborda questões ambientais e esteve em itinerância, entre 2016 e 2019, em diferentes galerias municipais e privadas no Algarve, mas também no Simpósio de Arte Contemporânea da Guarda.

A AAN celebrou o regresso a um novo “normal” com três mostras que abraçaram o tema “Artistas pela Esperança”, patentes no Centro Cultural de Vila Real de Santo António e nos claustros do Museu Municipal de Faro, em 2022, e na Galeria Santo António, em Monchique, em 2024.

Além de tornarem públicos os trabalhos de que são autores, os artistas da AAN reúnem-se frequentemente para planear exposições futuras e diferentes atividades culturais.