Cultura

Museu de Portimão recebe trabalhos do artista autodidata Saint Silvestre

No próximo dia 24 de junho, o Museu de Portimão inaugura às 17h00 uma exposição de António Saint Silvestre sob o mote “Teatro da Vida”, tendo como base esculturas e instalações deste criador que tem sido distinguido no panorama artístico internacional.

PUB
Segundo descreve o Município de Portimão, em nota emitida ao Algarve Primeiro, «com uma vivência e percurso atípicos, Saint Silvestre nasceu na África colonialista, cresceu em Portugal sob a ditadura de Salazar, passou parte da juventude numa guerra inútil em Angola, percorreu o mundo e começou a criar artisticamente em Paris, onde realizou a primeira exposição individual em 1987, tendo participado em mostras coletivas desde 1983, que revelaram a sua arte em diversas cidades europeias e ainda nos Estados Unidos da América e Japão.
 
Artista autodidata e barroco, na capital francesa contactou de perto com o mundo da arte, onde começou a expor individualmente os primeiros trabalhos, antes de abrir uma galeria de arte, incentivado por amigos e admiradores. A partir daí, criou um mundo de pequenas personagens que, debaixo das suas cores brilhantes e do seu ar infantil, exprimem de forma séria e triste a dor no mundo». 
 
No entanto, a mesma fonte acrescenta que Saint Silvestre, «vai mais além ao revelar, na intimidade dos seus heróis, os malabarismos perversos da sociedade contemporânea, conseguindo dar vida a cada personagem, como se escrevesse e produzisse uma peça de teatro bem resolvida e divertida».
 
A mostra “Teatro da Vida” pode ser visitada até 27 de agosto no seguinte horário: terça-feira das 14h30 às 18h00; de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00 até 31 de julho e durante o mês de agosto, de terça (19h30-23h00), quarta a sábado (13h00-23h00) e domingo (15h00-23h00).