Sociedade

Museu de Portimão assinala 8º aniversário com exposição do artista Hein Semke

O 8.º aniversário do Museu de Portimão vai ser assinalado no dia 21 de maio com a realização da 16ª Corrida Fotográfica de Portimão e a inauguração da exposição “Todos Nós Somos Peixes” de Hein Semke.

PUB
 
Das 09h00 às 20h00 os concorrentes da Corrida Fotográfica de Portimão passarão pelos diferentes postos de controlo onde irão receber a indicação dos temas a fotografar. Através das suas objetivas espera-se um renovado e atualizado olhar pelo território do município, das pessoas, atividades, vivências e aspetos do património cultural e natural.
 
A partir das 10h00, no Centro de Interpretação dos Monumentos Megalíticos de Alcalar, realiza-se uma sessão de arqueologia experimental, no âmbito da qual o público poderá assistir e participar na cozedura, em fogueira, de uma coleção de reproduções cerâmicas utilizadas na conservação, preparação e consumo de alimentos no calcolítico português.
 
Para as 17h00 está marcada a inauguração da exposição “Todos Nós Somos Peixes”, de Hein Semke, que reúne um conjunto de obras do escultor alemão, natural de Hamburgo, radicado em Portugal a partir de 1932. Em 2015, vinte anos após a morte de Hein Semke, Teresa Balté, sua esposa, fez três importantes doações do espólio do artista, uma à Fundação Calouste Gulbenkian e as outras ao Museu do Azulejo e ao Museu de Portimão, que recebeu um conjunto de 359 obras de temática marítima abrangendo escultura, cerâmica, pintura, gravura, desenho, colagem, alguns dos seus instrumentos de trabalho, bem como algumas publicações e catálogos.
 
No dia do aniversário do Museu de Portimão a programação para os mais novos tem o seu espaço e, das 16h00 às 17h00, as “Marias Conserveiras” vão estar na Oficina Educativa para contar as suas estórias sobre a fábrica e ensinar os participantes dos ateliers a construir latas de conserva muito especiais.  
 
O programa de aniversário termina às 18h30 com uma degustação de conservas promovida pela Docapesca.
 
O Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de maio sob o tema “Museus e Paisagens Culturais”, também integra as comemorações do 8º aniversário, que nesse dia convida todos os visitantes a entrar gratuitamente. Às 18h00, no Auditório do Museu, a “Canção da Rocha” far-se-á ouvir, 100 anos depois, pelas vozes do coro do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, a que se seguirá a apresentação do livro da autoria de Carlos Osório, “Francisco Oliveira – Um Fotógrafo de Portimão”, a cargo da Professora Maria João Raminhos.
 
Para participar nas comemorações do 8.º Aniversário, a partir do dia 17, irão figurar à entrada do museu, numa mesa especial, personagens de outros tempos ligadas à história de Portimão.
 
Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão recebeu nesse ano uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, pela Associação Portuguesa de Museologia, e no ano seguinte pelo Turismo de Portugal, na categoria “Novo Evento Público”. Em 2010 foi distinguido com o prémio “Museu Conselho da Europa” e em 2011 com o prémio “DASA - Mundo do Trabalho 2011”. Ainda nesse ano foi premiado pelo filme "À conversa com Manuel Teixeira Gomes", no Festival Tour Film Brazil 2011, com a "Arara de Prata - Jovens Talentos". O ano passado voltou a ser distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com o prémio “Inovação e Criatividade”, pelo projeto "A nossa cultura sai à rua".