Durante o mês de maio o Museu de Portimão assinala 11 anos de existência, com diversas atividades, novas exposições, corrida fotográfica e várias surpresas, estando o dia 18 reservado para os momentos altos desta efeméride.
Na sexta–feira dia 17, às 21h00, será dada a partida para a edição “Especial 24 horas” da 19ª Corrida Fotografia, com controlos às 24h00 e 7h00 e que irá continuar até às 21h00 do dia 18.
O Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de maio este ano sob o tema “Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição”, integra igualmente as comemorações do 11º aniversário pelo que, nesse dia, todos os visitantes serão convidados a entrar gratuitamente quer no Museu, quer nos Monumentos Megalíticos de Alcalar.
Às 9h00 será o início da 19ª Corrida Fotografia de Portimão, para os participantes que optaram pela prova das “12 horas” e aos quais se juntarão os fotógrafos da edição “especial 24 horas”, vindos da noite anterior , passando todos pelos diferentes postos de controlo onde irão receber a indicação dos diversos temas a fotografar e a concluir até às 21h00.
Pelas 17h00 serão inauguradas duas exposições, “Da minha janela ainda vejo o Algarve? e “Reencontro” com Hein Semke.
Uma parceria com o Museu Nacional do Azulejo que irá permitir proporcionar um “reencontro” entre as obras de cerâmica, pintura, gravura, monotipia, desenho e colagem do escultor alemão Hein Semke (1899-1995) das colecções dos 2 museus. Deste modo, dá-se continuidade à divulgação iniciada em 2016, de novas peças pertencentes à importante doação que a sua mulher, Teresa Balté, fez ao Museu de Portimão e igualmente ao Museu Nacional do Azulejo.
Às 18h00 chegam ao Museu de Portimão, as nove musas gregas, filhas de Zeus e Mnemósine (deusa da Memória), protetoras das artes, ciências e das letras, transportando a escultura que representará o trofeu “Prémio Museu Portimão” a ser atribuído em Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), durante a cerimónia do EMYA 2019 -Prémio Museu Europeu do Ano”, ao Museu mais acolhedor da Europa.
Às 18h30 e ao som de acordes musicais o convite passa por provar diferentes iguarias, sabores do mar e um bolo do 11º aniversário.
Este ano o Museu de Portimão recebe no próximo dia 23 de maio, às 15h00, no Palácio Fronteira, em Lisboa, uma “menção honrosa” na categoria de Boas Práticas no âmbito da Candidatura do Museu de Portimão e da Área de Reabilitação Urbana à candidatura ao “Prémios SOS Azulejo”, nomeadamente a recuperação urbana dos azulejos do Jardim 1º de Dezembro, que contribui para a valorização do património azulejar português.