A temporada artística 2018/2019 da Orquestra Clássica do Sul começa neste mês de outubro com uma programação diversificada e concertos em diferentes pontos do país.
As boas-vindas à nova temporada coincidem com o Concerto de Abertura do Ano Académico da Universidade do Algarve 2018/2019, que terá lugar no sábado, 6 de outubro, pelas 18h00 no Museu Municipal de Faro.
Algumas árias de Wolfgang A. Mozart e Gioachino Rossini serão interpretadas pelo barítono João Merino, o convidado especial que se fará acompanhar pela Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo Maestro José Eduardo Gomes. Obras dos compositores Mascagni, L. Delibes e Marcos Portugal também integram o programa e a entrada é livre.
Segundo informa a Orquestra Clássica do Sul em nota de imprensa, a música de câmara regressa com o ciclo "Lethes Clássico" que apresenta o concerto "Grandes Compositores Franceses" no Teatro Lethes no dia 12, pelas 21h00. C. Debussy, C. Saint-Saëns e J. Françaix são os nomes que inspiram o programa desta noite mágica.
Pela Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines vai passar o Ciclo de Música de Câmara no dia 13, sábado, pelas 21h00. Os bilhetes têm o valor de 6,00€ e podem ser adquiridos no local, no dia do evento, a partir das 20h30.
No dia 19 de outubro a Orquestra Clássica do Sul apresenta-se no Centro Cultural de Lagos, a partir das 19h00, com direção do Maestro José Eduardo Gomes. Este concerto será dedicado aos compositores G. Holst, G. Jacob e L. Beethoven.
Mecenas regional da Orquestra Clássica do Sul para a temporada 2018/2019, o Hotel Eva recebe, no dia 25, quinta-feira, o "EVA Classical Experience", um concerto de música de câmara associado a exposições, num verdadeiro encontro de artes! O evento terá início pelas 18h30 e inclui uma degustação vínica. Mais informações e reservas pelo contacto 289 001 000.
O ciclo "Música e Natureza" apresenta "Dois Séculos de Música Francesa" nos dias 26 e 27 de outubro, nos auditórios municipais de Albufeira e Lagoa, respetivamente. Com direção orquestral pelo Maestro Rui Pinheiro, será dado a conhecer o trabalho de grandes compositores franceses que deixaram a sua marca na História da música clássica – J. Rameau, C. Debussy e C. Gounod.
A programação de outubro encerra no dia 31, quarta-feira, com o concerto da Orquestra Clássica do Sul com a fadista Katia Guerreiro no auditório da Culturgest, em Lisboa. O Maestro Rui Pinheiro irá dirigir a orquestra nesta ocasião, com início às 21h00. No concerto serão apresentados alguns dos mais notáveis trabalhos da fadista, como "Até ao Fim", "9 Amores" e "Mentiras".