Sociedade

Museu Municipal de Faro recebe coleção de fotografia contemporânea do Novo Banco

 
O Museu Municipal de Faro inaugura no dia 10 de dezembro, a exposição “Território Solar”, com obras da coleção de fotografia contemporânea do Novo Banco, e curadoria de Maria Eduarda Duarte.

Em nota de imprensa, o município refere que “Território Solar” resulta de mais uma colaboração com o Novo Banco e "promove uma leitura sobre o espaço para além dos seus limites físicos e geográficos". 
 
Inspirado na obra de António Ramos Rosa, poeta farense com vários prémios – entre eles o Prémio Pessoa –, foi selecionado um conjunto de obras da coleção de fotografia contemporânea do Novo Banco que reflete essa ligação ao lugar, "um espaço que pode ser de pertença, mas também de busca constante".
 
Sobre a Coleção de Fotografia do Novo Banco:
 
Na mesma nota, é ainda realçado que a coleção de fotografia do Novo Banco é uma das mais premiadas coleções corporativas. Em 2011 é galardoada com o ”Corporate Collection Award; pela ARCOMadrid. Integra em 2014 o ranking das 100 melhores coleções institucionais do mundo, passando em 2015 para o ainda mais restrito núcleo das 80 melhores coleções corporativas do mundo pela Global Corporate Collection. Em 2018 é premiada no Parlamento Europeu, com o galardão internacional Corporate Art Awards:"For the Outstanding Photography Collection of 21st century living".