Cultura

Museu Municipal de Faro recebe exposição inédita de Joaquim Viegas

O Museu Municipal de Faro recebe este sábado, dia 18, às 18h00, a inauguração da exposição inédita “Joaquim Viegas – a Construção do Cenógrafo”, que reúne peças de desenho, de pintura, cadernos pessoais com apontamentos e esboços de cenografia, entre outras peças e utensílios de cenografia deste artista e coleccionador farense.

PUB
 
A exposição estará patente até fevereiro do próximo ano, informa o município em nota hoje divulgada.
 
A mesma fonte adianta que, mais conhecido como colecionador, «Joaquim Viegas recolheu um fabuloso acervo de cartazes de cinema, de circo e publicidade, hoje candidatos a Tesouro Nacional e uma das mais prestigiadas colecções do Museu Municipal de Faro».
 
Descreve que poucos conhecem o seu trajeto enquanto aluno de Belas Artes no início do século XX e o seu respeitado currículo no mundo da cenografia, tendo trabalhado para os mais importantes teatros do país, em Lisboa e no Porto.
 
Esta exposição é assim uma viagem pelo ensino artístico em Belas Artes nos finais do século XIX e início do século XX, mas também pela cenografia da época. Joaquim Viegas, viria a singrar nesse trabalho, que exigia conhecimentos de geometria, aritmética e matemática.
 
Algumas das peças serão exibidas pela primeira vez, como uns desenhos emprestados pela Faculdade de Belas Artes, em que Joaquim Viegas recebeu inúmeras distinções, ou outras pertencentes ao acervo do Museu Municipal de Faro, que foram meticulosamente restauradas no último ano e meio. Caso de uma dessas peças é um auto-retrato de Joaquim Viegas.