A partir do próximo dia 23 de setembro, data em que se comemoram as Jornadas Europeias do Património, os visitantes do Museu Municipal de Faro poderão apreciar uma exposição de homenagem aos grandes mestres do barroco andaluz e português intitulada "Pinturas do Barroco em Sevilha e no Algarve: Contatos, Coincidências e Divergências”, adiantou hoje a autarquia em comunicado.
Segundo estima a edilidade, nesta mostra inédita, (que resulta da parceria estabelecida entre o Museu Municipal de Faro e o Museu de Belas Artes de Sevilha), estarão patentes obras de valor "incalculável" e de um nível artístico como poucas vezes se viu na região.
A pintura barroca será o tema em destaque, particularmente as influências da escola sevilhana no trabalho dos mestres portugueses e no Algarve durante os séculos XVII e XVIII.
Com este mote, a exposição apresenta pintores castelhanos e portugueses, oito ao todo, entre os quais os portugueses Oliveira Bernardes e Marcos da Cruz.
Destaque ainda para as obras a exibir, da autoria de dois dos maiores mestres do barroco andaluz, Bartolomé Murillo e Francisco de Zurbarán.
Trata-se de uma oportunidade rara de conhecer estes pintores bem como o acervo de um dos mais prestigiados museus espanhóis, apreciando ao mesmo tempo algumas pinturas de igrejas algarvias, que receberam significativos tratamentos de restauro ao longo dos anos, acrescenta a autarquia.
A exposição é comissariada por Luís de Moura Sobral e Lina Lara e conta com importantes mecenas que se associaram a um projeto que constitui um "marco histórico na programação" do Museu Farense.