No Algarve, o Museu Municipal de Loulé e o Cine-Teatro Louletano são as únicas entidades que se juntam à Acesso Cultura para a “Semana Portas Abertas”, a realizar entre 15 e 21 de junho.
No Ano Internacional da Luz o desafio lançado em Loulé foi o de realizar atividades em torno da luz.
A primeira das propostas da Câmara Municipal de Loulé intitula-se “Salvando Memórias de Luz” e acontece no Museu Municipal, no dia 17 de junho, às 15h00.
Trata-se de uma visita/encontro de sensibilização para o efeito nocivo da luz nos registos fotográficos, dando “dicas” e fornecendo alguns conceitos e técnicas para salvaguardar as fotografias de família dos participantes. Os interessados poderão inscrever-se através do email
[email protected].
Já no Cine-Teatro Louletano, nos dias 17 e 18 de junho, pelas 18h30, decorre a atividade “As Luzes da Ribalta”, com demonstrações e explicação dos conceitos básicos e componentes essenciais para a produção de um espetáculo de iluminação, do Teatro até à Música. As inscrições podem ser feitas através do email
[email protected]
Refira-se que a estas iniciativas surgem por ocasião do segundo aniversário da Acesso Cultura, com o objetivo de envolver as organizações culturais e o público numa reflexão em torno do que é acessibilidade e criar uma maior consciência em relação à missão e objetivos da Acesso Cultura.
A Acesso Cultura é uma associação que tem como missão promover a melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal e no estrangeiro.